Dom, 3 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Hospital de Santarém quer racionalizar consumo e diminuir desperdícios

O Projeto “Consumo ao doente – uma nova abordagem”, desenvolvido pelo Hospital Distrital de Santarém (HDS), é um dos 10 finalistas da primeira edição da Bolsa José Nogueira da Rocha, promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).


Esta Bolsa visa reconhecer e potenciar as áreas de suporte logístico das unidades que integram o Serviço Nacional de Saúde, apoiando as suas equipas no desenvolvimento das competências necessárias para que possam contribuir proativamente para processos de transformação nas suas organizações.

O projeto do HDS é apresentado na área da Logística e consiste na implementação de um sistema que, pela metodologia que preconiza para controlo dos stocks e registo de consumos, introduz diversos mecanismos que produzem um efeito de racionalização do consumo e de diminuição do desperdício: existência de um inventário permanente, maior controlo na movimentação dos materiais, imputação de consumos ao doente e controlo de validades, reduzindo a obsolescência. Numa fase inicial, permitirá a otimização de todo o circuito logístico do material de consumo clínico no Hospital de Dia.

Para o Conselho de Administração do HDS, “este projeto é basilar para promover a disponibilidade permanente de todos os materiais necessários e imprescindíveis à prestação de cuidados de saúde aos doentes, em tempo útil, sendo um motor no processo de melhoria contínua, no aumento da eficiência na gestão dos escassos recursos e na implementação de soluções inovadoras na gestão dos materiais”.

A Bolsa José Nogueira da Rocha é também uma homenagem a um dos maiores administradores hospitalares portugueses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB