Jean Barroca, Secretário de Estado Adjunto e da Energia, marcou presença no lançamento do Ribatejo+Sustentável, um novo projeto que a Nersant lançou esta quarta-feira, 27 de maio, numa sessão online que contou com cerca de 50 participantes.
O representante do governo sublinhou que “o projeto representa tudo aquilo que sustenta o conceito de transição energética”, frisando que “a transição energética deixou de ser apenas uma agenda ambiental, passando hoje em dia a ser uma agenda económica, industrial e territorial”.
Notando as condições favoráveis que o Ribatejo tem para o desenvolvimento destas iniciativas, Jean Barroca destacou “o seu tecido empresarial, a sua capacidade industrial, o seu setor agroindustrial, as suas instituições de ensino superior, os seus centros de conhecimento, os seus recursos endógenos, e principalmente, a sua localização estratégica particularmente relevante no nosso contexto nacional e ibérico”.
A abertura de sessão esteve ao encargo de Rui Serrano, presidente da Nersant, que sublinhou “o compromisso da associação empresarial em continuar a assumir o seu papel de ponte entre as empresas, o conhecimento e as oportunidades de financiamento”.
Júlia Tomaz, responsável pela Direção de Planeamento e Políticas de Empresa do IAPMEI, foi também oradora presente nesta sessão de lançamento, destacando que “projetos como este são estruturantes pelas suas características e dimensões, contribuindo para um ecossistema muito mais informado às futuras opções de investimento. Esta sessão é essencial para esclarecer a temática da economia de baixo carbono, que conta com várias opções estratégicas disponíveis”.
A sessão, dinamizada em formato online, não só assinalou o lançamento do projeto referido, como incluiu também um momento de esclarecimento sobre os principais apoios financeiros destinados à descarbonização empresarial, tendo registado uma adesão superior a 50 participantes.
O projeto Ribatejo+Sustentável resulta de uma parceria entre a Associação Empresarial e o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Politécnico de Santarém, o TagusValley e a MédioTejo21, enquanto copromotores, contando ainda com a participação da CIMLT e da CIMT enquanto parceiros não beneficiários.
Este projeto encontra-se enquadrado no aviso SIAC – Descarbonização, no âmbito do COMPETE2030, combinando rigor científico, proximidade empresarial e inovação tecnológica para acelerar a transição verde na Lezíria e no Médio Tejo.
Com vista ao apoio à descarbonização do tecido empresarial das regiões da Lezíria do Tejo e do Médio Tejo – numa lógica de adoção de tecnologias mais eficientes, da melhoria da eficiência energética e da redução das emissões de gases com efeito de estufa – a iniciativa contribui diretamente para os objetivos definidos no PNEC 2030 e no Roteio para a Neutralidade Carbónica 2050.
































