A Valsabor, empresa do grupo Valgrupo, com sede em Alcanede, no concelho de Santarém, adquiriu o Grupo Montalva, detentor das marcas Izidoro e Damatta, duas das mais conhecidas do ramo em Portugal, e que fatura perto de 200 milhões de euros anuais e emprega cerca de um milhar de pessoas.
A compra já foi autorizada pela Autoridade da Concorrência e aumenta ainda mais a importância do Valgrupo no setor. O ano passado, ao grupo detido pelo casal Fernando Vicente e Anabela Tereso, que é constituído por um total de 32 empresas dedicadas a 12 unidades de negócio na área da produção animal, faturou mais de 700 milhões de euros, produzindo cerca de 1,8 milhões de suínos, 750 mil perus e ainda 4.000 bovinos.
O Valgrupo teve o seu início em 1989 e tem crescido de forma sustentada ano após ano. A sua atividade centra-se na produção animal: suínos, bovinos e aves, e no abate, transformação e comercialização de produtos alimentares.
Conta com um centro de inseminação artificial, distribuição de medicamentos veterinários, produção de rações e distribuição de todos os produtos e matérias primas. O grupo ainda atua em outros setores como a construção de infra-estruturas, produção e comercialização de vinho e realização de eventos.
Esta aquisição permitirá explorar novos mercados, expandir a linha de produtos e aumentar a produção.