A Câmara Municipal de Santarém e o Comando Distrital da PSP já começaram a preparar o reforço do sistema de videovigilância na cidade, estando prevista a instalação de mais 327 câmaras, espalhadas por 237 pontos estratégicos que garantem uma cobertura integral da área urbana.
“Atualmente, a cidade dispõe de um sistema com 26 câmaras em funcionamento, que se tem revelado uma ferramenta fundamental no apoio à atividade operacional da PSP”, explica uma nota de imprensa da autarquia, que reuniu com o Comando Distrital para analisar a expansão da rede.
A Câmara acrescenta que “a videovigilância tem contribuído de forma decisiva para a eficácia da atuação da PSP, tendo permitido apoiar a identificação e resolução de praticamente 100% das ocorrências registadas na área abrangida pelo sistema existente”.
As autoridades “estão a desenvolver as avaliações técnicas necessárias para determinar a localização dos novos equipamentos nas áreas estratégicas previstas para a próxima fase de expansão do sistema de videovigilância”, adianta ainda o município.
A próxima fase do projeto prevê o alargamento da rede de videovigilância a zonas com maior densidade populacional, áreas envolventes a estabelecimentos de ensino e principais entradas e saídas da cidade, reforçando assim a capacidade de prevenção, dissuasão e resposta em matéria de segurança.
O objetivo é “garantir uma cobertura eficaz e proporcional às necessidades da cidade, reforçando um instrumento que já demonstrou resultados muito positivos no apoio à prevenção e à resolução de ocorrências”, segundo Emanuel Campos, o vice-presidente da Câmara de Santarém, responsável pelo pelouro da Proteção Civil.































