A Procissão do Senhor da Misericórdia, também conhecida por Procissão dos Fogaréus, uma das mais emblemáticas manifestações religiosas da Semana Santa no Sardoal, vai sair às ruas na quinta-feira santa, 28 de março, pelas 21h30m.
A procissão realiza-se à luz das velas, archotes e candeias, com a iluminação da rede pública desligada nas principais ruas da vila, criando um ambiente místico, acentuado pelas marchas fúnebres interpretadas pela Filarmónica União Sardoalense.
Organizado pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal, o cortejo integra o Sermão do Mandato, na Igreja do Convento de Santa Maria da Caridade, e os visitantes podem ainda apreciar os painéis, datados do século XVIII, representando Cenas da Paixão de Cristo.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara do Sardoal, integrada no programa religioso da Semana Santa, decorrerá também a Procissão do Enterro do Senhor, a 29 de março, pelas 19 horas, e, no Domingo de Páscoa, dia 31, terá lugar a Procissão da Ressurreição, pelas 9h30m.
Recorde-se que a Semana Santa de Sardoal foi incluída, em dezembro passado, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial por parte da Direção Geral do Património Cultural, com publicação em Diário da República a 29 desse mês.