Sex, 28 Março 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Pinturas raras descobertas numa capela em Abrantes

abrantesfrescoscapela

Um conjunto de frescos raros foi descoberto no interior da Capela da Igreja de Santa Maria do Castelo, em Abrantes, durante os trabalhos de conservação e restauro das pinturas murais e da limpeza e conservação dos azulejos que revestem o altar-mor.

A descoberta foi feita técnicos em conservação e restauro da “Mural da História”, a empresa responsável pelos trabalhos que ali decorrem desde 2013, ao abrigo um protocolo entre a Câmara de Abrantes e a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), entidade que tutela este templo quatrocentista, classificado como monumento nacional.

O autarquia está a diligenciar com a DGPC a realização de uma nova intervenção, “tendente à remoção e reposição do acervo de azulejaria mudéjar e ao interesse generalizado de conhecer, preservar e divulgar os novos frescos da Igreja de Santa Maria do Castelo e do fabuloso Panteão dos Almeida”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Abrantes.

Segundo os especialistas, este conjunto de frescos, que está localizado na parede esquerda do altar-mor, por detrás do túmulo de D. Lopo de Almeida, é bastante rico e deverá ter sido executado na primeira metade do século XV.

A obra apresenta afinidades estilísticas com a pintura de S. Francisco de Leiria e a da capela do Palácio da Vila em Sintra. Estão localizados permitindo perceber a continuidade da decoração mural.

A pintura encontra-se parcialmente a descoberto, podendo essa parte ser observada pelos visitantes do templo, localizado no interior do Castelo da Cidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

cropped-LOGO-FINAL-800x.png

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

cropped-LOGO-FINAL-800x.png