A edição de 2024 – a 38ª – da popular Feira das Tasquinhas de Rio Maior abriu portas esta sexta-feira, 1 de março, naquele que a organização espera que seja o ano de todos os recordes.
Na inauguração do evento, o presidente da autarquia, Filipe Santana Dias, revelou que na edição passada houve 126 mil movimentos de entrada no pavilhão, um valor que a autarquia pretende bater até 10 de março, último dia das Tasquinhas de 2024.
Este ano estão presentes 16 tasquinhas típicas, decoradas de forma rústica e alusiva à história de cada freguesia e representativas do movimento associativo do concelho, que asseguram os petiscos, os almoços e os jantares dos milhares de visitantes.
Filipe Santana Dias elogia o trabalho destes cerca de mil voluntários que muitas vezes metem férias e dão tudo o que têm para levar mais alto o bom nome das suas terras. “Aqui temos um profissional amadorismo composto por associações, clubes e todo o movimento associativo”, explica o autarca, concluindo que “isto não tem preço”.
São estes voluntários, das mais variadas idades e profissões, que assumem durante todo o certame os papéis de cozinheiros, ajudantes de cozinha e empregados de mesa e balcão, apresentando cada uma os pratos mais apetecidos da sua terra, do ensopado de borrego ao cabrito serrano, passando pelas enguias fritas ou em ensopado, a chanfana, a dobrada com feijão branco, as favas, o polvo ou o sempre tão apetecido bacalhau assado, seja em tiborna, acompanhado com magusto, migas ou batata a murro.
Mostra empresarial, miúdos entretidos e pais descansados
Na abertura das Tasquinhas de 2024, Filipe Santana Dias lembrou que o evento, que desde 2006 é reconhecido como de interesse turístico nacional, não é só gastronomia.
Nos últimos anos a autarquia tem apresentado na mostra empresarial, que já esteve no primeiro piso mas que agora passou para uma tenda anexa ao piso térreo. Ao todo são 115 expositores das mais variadas áreas, sem esquecer o artesanato.
Este ano, a Câmara de Rio Maior vai mesmo organizar a primeira gala do empresário, que se destina a distinguir quem mais se destaca na área económica no concelho.
Destaque ainda para o espaço reforçado com muitas diversões para os mais novos. “Os pais podem jantar e deixar os mais novos com atividades com monitores formados e credenciados”, explicou Filipe Santa Dias.
A inauguração das Tasquinhas 2024, em que participaram as forças vivas do concelho, contou ainda com a atual deputada e ex-presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, que desejou a todos que esta edição “corra muito bem e que no final se possa dizer que o trabalho de todos, valeu a pena.
“Que sejam dez dias de festa, convívio, alegria e partilha e que Rio Maior se afirme no turismo nacional”, concluiu.
