O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques realizou esta quinta-feira, dia 27 de março, no Centro Cultural Recreativo Arneirense, em Arneiro das Milhariças, concelho de Santarém, o II Congresso “Cientistas de Palmo e Meio”.
O evento reuniu cerca de quinhentas crianças de vários níveis de ensino, com o objetivo de divulgar os projetos escolares de educação ambiental, despertar nos jovens estudantes uma consciência “verde” e demonstrar a importância das ações de estudo, alerta e preservação do meio ambiente e dos ecossistemas locais.
Nesta edição do congresso, o foco foi divulgar o trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto de Investigação da Coruja-das-torres – “O Olhar Atento…”, que foi dinamizado pelos Clubes de Ciência Viva na Escola do Agrupamento, em articulação com os técnicos da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo – ICNF.
O projeto envolveu todos os níveis de ensino e, através da análise das plumadas desta espécie, os alunos puderam identificar a dieta alimentar da ave, promovendo assim uma aprendizagem prática sobre a biodiversidade e a conservação ambiental.
Participaram nesta iniciativa, os Centros de Ciência Viva de Constância e do Alviela, o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, a Reserva Natural do Paul do Boquilobo e a Escola Superior de Educação de Santarém.
O presidente da Câmara Municipal de Santarém esteve presente no evento e destacou o facto deste congresso incentivar a curiosidade científica entre os jovens e reforçar a importância da educação ambiental na formação destes jovens “que serão, no futuro, cidadãos mais conscientes e responsáveis”. João Leite realçou ainda que “iniciativas deste género contribuem significativamente para o desenvolvimento de uma consciência ecológica desde cedo”.
