A freguesia da Raposa, no concelho de Almeirim, realizou este sábado, 16 de setembro, a 12ª edição da prova de arroz doce da aldeia, uma iniciativa que parte do mote “O Arroz não é todo igual”, e que pretende valorizar este cereal produzido no vale da Ribeira de Muge, na área da freguesia da Raposa, com uma elevada importância económica, mas também paisagística neste território.
Este ano o evento contou com uma novidade, com a atribuição e entrega de 3 medalhas. Duas medalhas de Mérito Desportivo foram entregues à Associação CAJ - Clube Aventura Juvenil da Raposa, que tem como fim o fomento e a prática direta de atividades desportivas, essencialmente de desporto aventura, e conta presentemente com 123 atletas inscritos.
A segunda medalha de mérito desportivo foi para atleta da terra, Rodolfo Rosário Marques Dias, que luta para alcançar os títulos de campeão nacional, campeão da europa e do mundo de 24 horas em BTT (XCR).
A última medalha a ser entregue distinguiu a médica Maria José Prates de Almeida, que deixou cedo deixou o Alentejo e veio viver para Almeirim, onde fixou a sua residência e contraiu matrimónio com um outro alentejano muito estimado em Almeirim – o Dr. José Marouço.
Voltando a prova de arroz doce, participaram cerca de meia centena de participantes, divididos por associações, clubes, restauração e individuais, que deram a provar a sua especialidade, cujo objetivo é valorizar o arroz enquanto produto endógeno da aldeia e da região.
Os certificados de participação, assim como uma lembrança, foram entregues pelos autarcas da Câmara de Municipal Junta de Freguesia de Raposa e Almeirim, que fizeram questão de estar presentes nesta cerimónia.
Durante a entrega dos certificados, a presidente da Junta de Freguesia de Raposa, Cristina Casimiro, sublinhou a importância da mostra para os participantes e para a divulgação do arroz.
Já o presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, também se associou a esta jornada e deixou o seu testemunho, manifestando a importância deste evento que é já uma referência na freguesia.
No final, o ambiente de convívio continuou com a prova do arroz doce, Sopa da Pedra, certificada com ETG - Especialidade Tradicional Garantida, petiscos e música ambiente.