A Câmara de Santarém assegurou um financiamento de cerca de 21,4 mil euros no âmbito de uma candidatura ao Fundo Ambiental, mais concretamente no âmbito da “Proteção e Conservação da Natureza e da Biodiversidade — Projetos de erradicação e controlo de espécies invasoras prioritárias”.
“Este mecanismo de apoio é uma resposta à prioridade obrigatória de controlo de espécies exóticas invasoras que suscitam preocupação na União Europeia”, explica uma nota de imprensa da autarquia, que acrescenta que a candidatura do município, que prevê investir 25,2 mil euros neste projeto, ficou classificada em 8º lugar a nível nacional.
“As ações de remoção e controlo de espécies exóticas e invasoras serão desenvolvidas pela área do ambiente durante os próximos três meses, com o envolvimento dos atores chave e da população em geral”, explica o vereador do pelouro, Nuno Russo.
Além de “promover a cidadania ativa para as questões ambientais”, o objetivo é interromper “a propagação e destruição dos ecossistemas aquáticos em que se verifique a presença destas espécies, bem como ser um exemplo positivo para outros municípios e instituições”, acrescenta o vereador.
Comentar