Vários camiões de grande porte, cuja circulação é proibida no local, têm causado graves problemas de trânsito na Ponte D. Amélia, que atravessa o Rio Tejo, entre os concelhos de Cartaxo e Salvaterra de Magos, com filas enormes e manobras arriscadas, que, por vezes, obrigam à intervenção das autoridades.
As situações mais recentes ocorreram esta segunda-feira, 18 de setembro, com pelo menos dois camiões a provocarem o “caos” no trânsito e filas que, numa das situações, segundo relatos recebidos pela Rede Regional, obrigaram a mais de uma hora de espera para conseguir atravessar a ponte.
A circulação na parte rodoviária da travessia (também há um tabuleiro ferroviário) está limitada a veículos com uma altura máxima de 3 metros e uma largura limite de 2.2 metros, assim como a pesos inferiores a 3.5 toneladas, mas é frequente viaturas que excedem estes limites tentarem atravessar entre as duas margens, seja por desconhecimento, seja por arriscar para poupar alguns bons quilómetros.
Esta segunda-feira, vários veículos ligeiros tiveram de fazer vários metros de marcha atrás porque se cruzaram com um camião a meio da ponte (ver foto principal) e um camião teve de fazer marcha atrás quando se apercebeu que não passava no local (ver foto final), numa situação que envolveu a GNR.