A 4ª edição da “Marcha do Orgulho LGBTQIAP+” em Santarém vai decorrer no próximo sábado, 16 de setembro, a partir das 17 horas, partindo do Jardim da República e seguindo depois pelo Jardim da Liberdade e pelas principais ruas do centro histórico, até regressar ao ponto de partida, onde será lido o manifesto desta edição.
A organização salienta que a marcha é aberta à participação de pessoas a título individual, associações, coletivos e partidos políticos, sendo que todos terão oportunidade de intervir no final da iniciativa, no Jardim da República.
No manifesto deste ano, a organização da Marcha do Orgulho de Santarém (MOS) aponta “o preconceito que ainda existe no distrito e no país, sublinhando a posição da Câmara Municipal sobre a realização de eventos LGBTIQAP+, a violência à qual pessoas jovens e adultas LGBTQIAP+ ainda estão sujeitas nas diversas esferas das suas vivências, a ausência de formação específica nas escolas e unidades de saúde para lidar com pessoas LGBTQIAP+”.
Em cada uma das edições anteriores da MOS, reuniram-se mais de 200 pessoas em Santarém, em defesa dos direitos LGBTQIAP+.
Comentar