A presença de um dispositivo que aparentava ser uma caixa de um smartphone, de onde saiam fios ligados ao que dava a sensação de serem cartuchos, no interior de um vidrão, levou a PSP de Santarém a chamar a Unidade Especial de Polícia (UEP) e a evacuar a rua Dr. Agostinho Neto, na zona envolvente ao Hospital Distrital de Santarém na tarde desta sexta-feira, 24 de fevereiro.
O alerta foi dado cerca das 3 da tarde por um morador via 112 e, de imediato, a polícia criou um perímetro de segurança no local, que seria aumentado mais tarde com a chegada da equipa do Centro de Inativação de Explosivos da UEP, vinda de Lisboa.
Os peritos em explosivos consideraram a suspeita credível e utilizaram os protocolos de segurança habituais mas acabaram por concluir que o engenho não era explosivo e a zona foi reaberta cerca das 18h00.
A circulação chegou a estar cortada em parte da avenida Bernardo Santareno, entre o Hospital e a proximidade da Calçada do Monte, mas foi entretanto reaberto.
No local estiveram os bombeiros Sapadores e Voluntários de Santarém, com oito operacionais e três viaturas e cerca de duas dezenas de elementos de várias valências da PSP.