PUB

eh toiro

PUB

visite santarem

PUB

Todos devem tomar cuidado quando se trata de ataques cibernéticos, até porque nos dias atuais fazemos tudo pelo celular e computador. Aproveitamos das plataformas bancárias, de mercados e até mesmo nos divertimos em sites de jogos de casino online.

wshoppingSlide thumbnail

Se uma pessoa física já precisa ter uma boa segurança no mundo online, uma empresa precisa muito mais. É possível ver diariamente sites de empresas que foram hackeados e que causam danos catastróficos mas, quais os danos reais podem acontecer tanto para as empresas quanto para os seus clientes e como é possível aumentar a proteção?

wshoppingSlide thumbnail

Ataques cibernéticos
Ao contrário do que as pessoas pensam, os ataques cibernéticos não visam somente o lucro instantâneo, como por exemplo uma transferência bancária assim que um site é invadido. Claro que esse é um tipo de ataque, mas vários outros estão na lista.

Hacker de dados
A grande maioria das empresas possuem uma grande base de dados onde estão registrados diversos clientes e também informações sensíveis sobre os mesmos. Os e-commerces guardam não só nomes e endereços como também podem guardar os dados bancários como os dados dos cartões de crédito de seus clientes.
Apesar de muitas pessoas não saberem, seus dados são valiosos e, uma empresa que possui uma grande base de dados pode gerar muito mais para os criminosos do que um roubo financeiro direto a ela.
Com os dados pessoais, os criminosos podem conseguir aplicar diversos golpes, como o golpe do Whatsapp, do sequestro, fazer compras caso os dados do cartão de crédito estejam na base de dados ou até mesmo fazer transferências bancárias.
São várias as oportunidades que os delinquentes conseguem roubar dados bancários e, por isso, as empresas devem se munir de todas as formas possíveis para resguardar os dados dos seus funcionários e clientes.

Roubo da página
O roubo da página em si traz muita dor de cabeça e, exatamente para “aliviar” esse estresse, muitas das vítimas pagam aos estelionatários para poderem recuperar suas páginas.
Esse é um crime que vem acontecendo com frequência nas empresas e por isso é preciso ter certificados que garantam que caso haja um ataque intenso na página, ela seja desativada e somente com a permissão dos donos ela volte ao ar.

Transações bancárias
Quando um hacker consegue acessar plataformas virtuais ou e-mails corporativos, muitas vezes eles conseguem também acessar os dados bancários da empresa e com isso fazer transferências para contas de laranjas ou contas digitais que não podem ser rastreadas facilmente.
Os bancos cada vez mais trazem a opção de contas mais protegidas, com verificação dupla e essa é uma boa opção.

Como proteger uma empresa
É provável que as grandes empresas recebam ataques de hackers todos os dias mas devido a vários sistemas, a maioria delas consegue se proteger e seguir sem grandes problemas.
O primeiro ponto é sempre proteger os dados dos clientes e dos funcionários pois, caso haja uma invasão e os dados sejam acessados, a empresa pode sofrer além do ataque cibernético, um dano legal.
Os clientes podem processar as empresas que não possuem segurança de dados fortes o suficiente, então, é preciso se concentrar em plataformas que não permitam ou dificultem ao máximo esse tipo de invasão ou até mesmo que proíba que um funcionário consiga fazer download da base de dados.
Hoje as grandes empresas guardam os dados dos seus clientes na nuvem e possuem informações criptografadas, que só podem ser acessadas de acordo com o nível de permissão de cada pessoa e ainda sim, várias etapas precisam ser autenticadas.
Em relação aos dados bancários das empresas, todo o cuidado é necessário e a maioria dos bancos já oferecem esse tipo de proteção.
As contas sempre devem ser acessadas de computadores seguros, que não sejam vinculados a assuntos pessoais. Os e-mails também devem ser sempre checados e caso a plataforma afirme que aquele e-mail pode ser perigoso, o melhor é não abrir.
Outro ponto extremamente importante é ter um bom serviço de antivírus para garantir que caso um invasor queira entrar no computador de alguém do setor financeiro, por exemplo, ele será avisado e poderá tomar as medidas cabíveis.
Em relação a clonagem dos sites, esse é um ponto mais difícil. Apesar dos donos do site original não quererem que seus clientes sofram com criminosos, não é possível realmente fazer algo para impedir que isso aconteça.
Qualquer pessoa pode copiar o front-end, ou seja, o design de um site e fazer alterações apenas no endereço. É possível porém fazer denúncias para conseguir fechar o site quando o mesmo é descoberto.
Se precaver é extremamente importante quando se fala do mundo virtual e cuidados básicos podem não parecer uma prioridade mas devem ser colocados em primeiro lugar já que as empresas podem perder muito com os ataques, tanto diretamente quanto com processos relacionados à proteção de dados.

 



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

jorge malacas

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

aguas barco

PUB

agrande

Quem está Online?

Temos 593 visitantes e 0 membros em linha