PUB

eh toiro

PUB

visite santarem

PUB

O Grupo de Amigos de Avós e Netos, uma IPSS das Lapas, no concelho de Torres Novas, está a desenvolver junto de várias instituições do concelho, um conjunto de atividades totalmente gratuitas que procuram estimular cognitivamente a população Idosa, através de um projeto inovador onde integra a realidade virtual.

wshoppingSlide thumbnail

Durante o mês de agosto o projeto está a ser implementado no Centro de Dia de São Silvestre na aldeia do Carvalhal da Aroeira, no Centro Social e Paroquial da Nossa Sra. da Purificação de Assentis, e na Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas.

wshoppingSlide thumbnail

Estes locais juntam-se assim ao Lar de Idosos Família Ideal (em Alcorochel) e à Residência Sénior Casal das Flores (Riachos), onde o projeto já estava a decorrer, tendo intervindo igualmente com outras Instituições do concelho, de forma continuada no domicílio dos Cidadãos que solicitam acompanhamento do Projeto.

Foram criados três jogos de realidade virtual dedicados essencialmente às atividades da vida diária, nomeadamente, um relacionado com a confeção de um bolo, outro onde os idosos são desafiados a apanhar fruta e um último de memória relacionado com a lista de compras de mercado. Existe ainda um quarto vídeo sensorial, num contexto de praia, em que os idosos colocam os pés na areia, tocam em conchas e são salpicados com água.

Estes jogos são sempre acompanhados por uma equipa técnica de monotorização, constituída por uma terapeuta ocupacional, por uma das coordenadoras do projeto e por um técnico informático, sendo feita uma avaliação antes, durante e após a sessão, de forma a que possa ser avaliado o estado do participante. O projeto contempla um conjunto entre oito a doze sessões, com uma periodicidade de uma a duas vezes por semana.

De acordo a diretora técnica do Grupo de Amigos de Avós e Netos, Susana Rodrigues, uma das coordenadoras do projeto “é uma enorme mais-valia porque as pessoas sentem-se muito isoladas e acabam por reconhecer que estes momentos lhes vão trazer algo de novo. Representa também um desafio para elas, o que lhes dá estímulo e, sobretudo, autoestima quando conseguem atingir os objetivos, sendo muito bom acompanhar esta evolução da parte deles.”

Diana Azevedo, uma das coordenadoras do projeto, refere que “paralelamente aos jogos de realidade virtual, a equipa do demências em SOS, tem realizado nas instituições do concelho de Torres Novas sessões de psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional e estimulação cognitiva, através do Cogweb e dos Kit´s Coleta_MENTE, construídos essencialmente pela equipa técnica”.

Este projeto foi um dos selecionados pelo Programa de Parcerias para o Impacto, da Portugal Inovação Social, tendo sido aprovado em março de 2020.



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

jorge malacas

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

aguas barco

PUB

agrande

Quem está Online?

Temos 681 visitantes e 0 membros em linha