PUB

chamusca jan fev

PUB

cms generico

 PUBaguas santarem app

A Igreja Matriz de Atalaia, no concelho de Vila Nova da Barquinha, está de portas abertas ao público com um novo visual, depois de concluídas as obras de intervenção que se iniciaram em maio de 2021.

wshoppingSlide thumbnail

Classificado como “Monumento Nacional” desde 1926, a igreja foi alvo de um investimento de cerca de 370 mil euros, financiados a 85% pelo Programa Operacional Centro 2020, no âmbito do investimento na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património histórico-cultural de elevado interesse turístico.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara da Barquinha, a empreitada incluiu “a requalificação estrutural do interior, a instalação elétrica do exterior e interior com o objetivo de aumentar a eficiência energética, assim como a reabilitação dos pavimentos do adro”.
“Em breve será implementado um programa de promoção do monumento, com atividades culturais e de visitação”, acrescenta a mesma nota, onde se lê que a Igreja Matriz da Atalaia “é um dos mais belos exemplares da arquitetura renascentista em Portugal”.
Possui, no seu interior, azulejos policromados, amarelos e azuis, de grande efeito artístico do século XVII, num monumento dedicado a Nossa Senhora da Assunção, que foi mandada edificar em 1528 por D. Pedro de Meneses, Conde de Cantanhede.
A sua traça foi elaborada por João de Castilho, sendo os programas decorativos do portal principal e do arco cruzeiro da autoria de João de Ruão, naquela que é uma das primeiras obras feitas pelo mestre normando em Portugal.

 



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

ipsantarem mestrados

PUB

banner ar

Quem está Online?

Temos 767 visitantes e 0 membros em linha