PUB

af banner jornal rede regional 600x108px

PUB

chamusca ascensao

PUB

banner comerciolocal

 PUBaguas santarem 600x110

A Câmara de Santarém e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinaram esta sexta-feira, 30 de abril, um protocolo de cooperação para requalificar o Rio Alviela, entre Vaqueiros e Pernes, numa extensão de 7,757 Km.

Slide thumbnail

O protocolo prevê ações de reabilitação da rede hidrográfica, nomeadamente a estabilização de margens e beneficiação de habitats para espécies ribeirinhas, a reabilitação de infraestruturas degradadas, contenção de espécies invasoras, a eliminação de pressões hidromorfológicas, ações de desassoreamento e intervenções para adaptação aos desafios das alterações climáticas.

No final da cerimónia, realizada em Coimbra, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, sublinhou a importância do acordo assinado e reforçou que esta intervenção permitirá resolver o problema dos riscos de cheia e da poluição no rio Alviela, que se arrastam há várias décadas, com prejuízos para a qualidade de vida das populações ribeirinhas.

A reabilitação da rede hidrográfica é essencial para permitir o bom funcionamento da rede hídrica, nomeadamente, para a recuperação das condições de escoamento das linhas de água e de qualidade das massas de água, estabilização de margens e prevenção da erosão e para a consolidação da galeria ripícola, potenciando o seu valor ecológico.

O documento foi assinado na presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e compromete o governo a financiar o Município de Santarém com cerca de 500 mil euros para esta intervenção.



PUB

PUB

PUB

Scalhidraulica

PUB

ipsantarem mestrados

PUB

aguas ribatejo alpiarca

PUB

almeirim sopapedra

Quem está Online?

Temos 623 visitantes e 0 membros em linha