PUB

chamusca covid responsavel

PUB

banner cms riscos

Imagem de arquivo / Ilustrativa

ATUALIZADA ÀS 15H00.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou ao início da tarde desta segunda-feira, 19 de outubro, de laranja para vermelho, o aviso que lançara ontem devido à chuva por vezes forte e persistente no distrito de Santarém.

Slide thumbnail

O aviso vermelho vai vigorar entre o meio dia e as 6 da tarde de amanhã, terça-feira, dia 20, mantendo-se os restantes avisos anteriormente referidos.

 

NOTÍCIA ORIGINAL:

Publicada a 19-10-2020 10:08:31

Depressão Bárbara coloca Santarém sob aviso amarelo/laranja

A chuva, por vezes forte e persistente, e o vento forte de sul, com rajadas até 100 km/h, sendo até 130 km/h nas terras altas, levaram o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar esta segunda-feira, 19 de outubro, o distrito de Santarém sob aviso amarelo/laranja até ao final do dia de amanhã.

De acordo com a previsão, a chuva deverá começar cerca das 15h00, sendo que até às 18h00, o aviso é amarelo. A partir do final da tarde, o aviso sobe para laranja até cerca das 3h00 da manhã de terça-feira, altura em que baixa novamente para amarelo.
Por volta do meio dia de terça-feira, o tempo volta a agravar-se situação que se mantém até às 21h00, desta feita com o vento a soprar forte.

Segundo o IPMA, a culpa desta instabilidade é da depressão Bárbara, que levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a lançar um alerta à população e recomendou a adopção de comportamentos adequados à situação meteorológica.
A ANEPC alertou a população para a possibilidade de inundações rápidas em meio urbano e o transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e em estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.

A proteção civil alertou também para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, danos em estruturas montadas ou suspensas, possibilidade de queda de ramos ou árvores, possíveis acidentes na orla costeira e deslizamentos de terra.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.



leziria startup

 

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

Scalhidraulica

Quem está Online?

Temos 525 visitantes e 0 membros em linha