PUB

chamusca variacoes

PUB

carnaval santarem

A PSP do Porto deteve quatro pessoas na zona de Santarém na sequência de uma operação de combate ao crime de furto qualificado, na qual foram apreendidas viaturas, dinheiro e equipamentos.

Slide thumbnail

Segundo a polícia, a operação, iniciada em meados de 2019, tinha como alvo pessoas (sem residência fixa em território nacional) que de forma organizada se dedicavam à prática do crime de furto qualificado em todo o país.

Segundo a Rede Regional conseguiu apurar, os assaltantes terão conseguido levar um total de 90 mil euros, em 15 ilícitos, pelo menos um deles cometido em Santarém.

De acordo com a descrição policial, os suspeitos monitorizavam as pessoas que efetuavam levantamentos de dinheiro em dependências bancárias, seguiam-nas e depois de identificarem as viaturas em que as vítimas se deslocavam, recorriam a manobras de distração furando um dos pneus dos automóveis.

“Em seguida, abordavam a vítima alertando-a para tal situação e, quando a vítima procedia à substituição do pneu, um outro indivíduo introduzia-se no veículo furtando a quantia monetária que, momentos antes, havia sido levantada junto da entidade bancária”, explica a PSP.

Em conferência de imprensa, o comissário Afonso Sousa, da Divisão de Investigação Criminal da PSP do Comando Metropolitano do Porto, disse que os detidos têm entre 40 e 45 anos, são de nacionalidade colombiana e operavam em todo o território nacional, suspeitando-se que possam ter também praticado crimes noutros países da Europa, nomeadamente em Espanha.

A PSP acredita que existam ainda inúmeras situações de furto que não estão associadas a estas, uma vez que uma das táticas deles era a astúcia, de forma a que a vítima não se apercebesse de que tinha sido furtada.

“Algumas vezes fomos nós que explicámos às vítimas o que tinha acontecido”, disse, referindo que foi solicitada a cooperação internacional por se acreditar que “estas pessoas possam ser suspeitas da prática de crimes noutros países, nomeadamente na Europa. Estamos a aguardar que esses canais internacionais nos possam dar mais informação”.

Os quatro suspeitos vão ser presentes às autoridades judiciárias.



PUB

PUB

PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

barquinha savel lampreia 2020

PUB

Quem está Online?

Temos 584 visitantes e 0 membros em linha