O almeirinense José António Estêvão foi o vencedor do campeonato nacional de poda da vinha, um título que lhe deu um bilhete para a Suíça, país onde vai representar Portugal no campeonato mundial desta “arte” agrícola, no próximo dia 10 de março.
A prova nacional decorreu na Quinta da Lagoalva, em Alpiarça, no passado dia 13 de dezembro, organizada pela Felco, um fabricante de tesouras de poda manuais.
Entre os 30 concorrentes presentes, José Estêvão foi o que melhor podou as 10 cepas da competição, num tempo máximo de 20 minutos, segundo explicou o próprio à Rede Regional
“A prova avaliou aquele que poda de forma mais apurada e mais limpa, e não quem poda o maior número de cepas em menos tempo”, afirma José Estevão, confessando que não estava à espera de vencer o concurso, e muito menos de vir a marcar presença numa competição internacional.
Este almeirinense, de 65 anos, participou a convite das lojas de produtos agrícolas Pelarigo, um dos revendedores oficiais da Felco que foram convidados a indicar os participantes no concurso.
Além do 1º lugar, a equipa indicada pela loja de Almeirim conquistou ainda o 2º lugar, por José Costa, o 4º, por Valdemar Andrade, e a 5ª posição, por António Maurício.
“Eu podo desde os meus 17 anos, mas a forma de podar é muito diferente do que era na agricultura de antigamente”, afirma José Estêvão, que participou pela primeira vez num concurso desta natureza.
No dia a dia, José Estêvão é trabalhador agrícola por conta de outrem, ou amanha os cerca de 3,5 hectares de terra que tem em Almeirim, cidade onde reside.
José António Estêvão foi também um elemento dos Bombeiros Voluntários de Almeirim durante 28 anos, estando atualmente no quadro de honra da corporação.
Comentar













