PUB

chamusca paulo betti

PUB

cms generico

A Câmara de Abrantes chegou esta segunda-feira, 9 de dezembro, a acordo com os proprietários do cineteatro São Pedro para a sua aquisição daquele espaço por 470 mil euros.

Slide thumbnail

Segundo a autarquia, "o pagamento será formalizado com 71.000,00€, a pagar com a assinatura do contrato promessa compra e venda, em 2020 e sempre após o visto do Tribunal de Contas" e os restantes 399 mil euros serão pagos em 6 prestações, cada uma de 66.500,00€ "a pagar até 31 de janeiro dos 6 anos seguintes, até 2026, data em que será formalizada a escritura de compra e venda definitiva".

A Câmara Municipal de Abrantes e a Sociedade Iniciativas de Abrantes, proprietária do imóvel, afirmam que este acordo serve para, "de forma definitiva e permanente, devolver o cineteatro São Pedro ao usufruto dos cidadãos abrantinos", sendo que a propriedade do imóvel passa para a Câmara Municipal que, “a partir de agora, velará pela sua adequada manutenção e o colocará ao serviço da cultura e de Abrantes".

Este acordo coloca um ponto final na divergência entre as duas partes, com a Sociedade Iniciativas de Abrantes a propor um valor na ordem dos 800 mil euros, contra a câmara, então presidida por Maria do Céu Albuquerque, que contrapôs com uma proposta de 275 mil euros.

"Desde que tomei posse que peguei neste processo e com vários cenários em negociação, desde o comodato, ao aluguer ou à venda do imóvel e, em poucos meses, chegámos a acordo, com respeito, compreensão e vontade", explicou o atual presidente, Manuel Jorge Valamatos, que considera que esta é a principal sala de espetáculos do concelho de Abrantes.

O autarca salientou no entanto que o edifício necessita de obras de requalificação urgentes, que estimou em cerca de dois milhões de euros.

O Cine Teatro de S. Pedro é uma obra da autoria do arquiteto Ruy Jervis d’Athouguia e foi inaugurado a 19 de fevereiro de 1949 pelas Iniciativas de Abrantes. Um espaço que a autarquia assumiu a gestão e utilização em 1999, por um período de 19 anos, mediante protocolo. Depois de um interregno, resultado das negociações, o Cine Teatro de S. Pedro volta agora para uma gestão definitiva da Câmara Municipal, devolvendo aquele espaço à comunidade abrantina.



PUB

PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

Quem está Online?

Temos 358 visitantes e 0 membros em linha