PUB

cm chamusca covid

PUB

clickaporta

PUB

cms visitestr

PUB

castelo bode

 PUBaguas santarem 600x110

José Pastoria, professor de educação física em Benavente, criou o movimento “Juntos Pelo Sorraia”, que visa alertar para a praga de jacintos de água que está a afetar este rio que cruza vários concelhos da Lezíria do Ribatejo.

Slide thumbnail

Sublinhando que esta espécie invasora está a comprometer toda a fauna e a flora da região, o movimento “pretende obter o máximo de apoios, quer sejam entidades ou pessoas individuais para juntos ajudar o rio Sorraia”.
Segundo explica o fundador, o jacinto de água “tomou por completo o curso do rio entre as localidades de Coruche e Benavente”, um problema “que se tem acentuado ao longo dos anos e que, infelizmente, não se têm solucionado”.
“Se, no passado, as cheias anuais transportavam as plantas para jusante, onde acabariam por morrer por serem expostas a salinidades mais elevadas, neste momento, as cheias são muito raras e não têm água suficiente para limpar o rio”, alerta José Pastoria, acrescentando que a praga só poderá ser combatida e removida “com uma intervenção humana musculada”.
Este movimento surgiu após o professor ter gravado um vídeo numa ponte na localidade do Biscainho, ao qual chamou “A morte anunciada de um rio”, e que, em poucas horas, teve milhares de visualizações e partilhas nas redes sociais, e de onde surgiram também contactos de apoio de entidades e pessoas individuais.
Este primeiro passo acabou por dar origem ao movimento “Juntos Pelo Sorraia”, que já tem página na Internet (no endereço https://juntospelosorraia.pt), página oficial no Facebook e um canal no YouTube.
“Outrora navegável, o Rio Sorraia atravessa nos nossos dias uma situação alarmante onde cerca de 80% da sua extensão se encontra coberta por um denso tapete de jacinto de água”, alerta Sandra Alcobia, uma bióloga que trabalha na Companhia das Lezírias, em Samora Correia, e que se juntou ao movimento após ter tido conhecimento da situação.
A primeira atividade organizada por este movimento é uma caminhada pelas margens do rio Sorraia no dia 15 de setembro, a partir do Biscainho, com o objetivo de mostrar aos participantes a praga de jacintos de água ao longo do curso de água.



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

ipsantarem mestrados

PUB

Anuncio AR Chamusca

PUB

almeirim sopapedra

Quem está Online?

Temos 594 visitantes e 0 membros em linha