A Santa Casa da Misericórdia da Barquinha e a de Tomar assinaram um protocolo visa a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados (UCC) na freguesia da Atalaia, numa cerimónia que decorreu esta quarta-feira, 13 de setembro, nos paços do concelho da Barquinha.
A infraestrutura de promoção da saúde, prevenção da doença e prestação de cuidados de reabilitação e de unidade de cuidados continuados, segundo um comunicado de imprensa da autarquia, será edificada pela Santa Casa da Misericórdia de Tomar, e “será um local de referência na prestação de cuidados de saúde e apoio aos cidadãos mais vulneráveis, especialmente aqueles que necessitam de cuidados médicos a longo prazo”.
A UCC será construída num terreno com cerca de 16.000 metros quadrados localizado na Atalaia, que é propriedade da Santa Casa da Misericórdia da Barquinha, com direito de superfície a favor da Misericórdia de Tomar.
O complexo pretende instalar quatro edifícios com usos distintos; a norte, numa zona mais resguardada, será erguida uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados, com capacidade para cerca de 90 utentes.
Mais a sul, junto à Rua da Fortaleza, ficarão localizados uma clínica com várias valências, entre as quais uma ala de medicina física e reabilitação, uma clínica de hemodiálise e um bar de apoio a estes serviços.
O projeto deverá criar cerca de 80 postos de trabalho.
Comentar