Vários doentes em tratamento no Serviço de Oncologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) têm visto as suas sessões de quimioterapia adiadas devido a uma avaria na máquina que prepara as doses individuais de cada paciente.
Segundo informações recolhidas pela Rede Regional, a situação já se arrasta pelo menos desde março, com avarias intermitentes, que condicionam os tratamentos durantes períodos que vão de várias horas a vários dias, e que são cada vez mais recorrentes, tendo ocorrido já esta semana, em que houve pelo menos dois dias sem tratamento.
De acordo com as mesmas fontes, após reparação, o equipamento volta a avariar pouco tempo depois, provocando novos adiamentos. Há casos em que os doentes são avisados com antecedência, mas outros são confrontados com o problema já no hospital, no dia e hora marcado para o tratamento.
Questionada pelo nosso jornal, a administração do Hospital reconhece a existência do problema, resumindo-o, no entanto, a uma situação pontual, esclarecendo que esta terça-feira ocorreu “uma avaria na Câmara de Fluxo Laminar, equipamento destinado à preparação de medicamentos, prevendo-se que fique reparada até ao final do dia de hoje”, quinta-feira.
Na resposta enviada ao nosso jornal, a administração explica ainda que “de modo a causar o menor constrangimento para os doentes e a assegurar a segurança e qualidade no seu tratamento, o HDS articulou-se com o Centro Hospitalar Médio Tejo para que a preparação da medicação decorra nas instalações desta unidade hospitalar até que a avaria seja resolvida”.