A freguesia da Raposa, no concelho de Almeirim, vai voltar a ter médico e enfermeiro com regularidade a partir do início de fevereiro.
A garantia é do presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Miguel Ribeiro, que explica que o regresso à “normalidade” acontece após várias reuniões e conversas com os responsáveis da saúde local e regional, que permitiram a reabertura regular da extensão de saúde.
“Com a saída de alguns médicos da UCSP (Centro de Saúde) em 2022, esta extensão perdeu o medico. Nas últimas semanas a câmara e a junta têm tentado encontrar uma solução. O possível por agora é enfermeiro todas as semanas e medico semana sim, semana não”, explica o autarca, sendo que a Junta de Freguesia da Raposa vai continuar a fazer o transporte dos profissionais de saúde.
Pedro Ribeiro acrescenta que “esta possibilidade resulta da disponibilidade dos médicos em acumular mais esta função em horas extraordinárias” e agradece “aos profissionais da USF e UCSP a compreensão e a solução encontrada, que, não sendo a ideal, é muito melhor do que a que existe hoje”.
“Como tenho dito a solução passa por mais médicos e por uma nova USF”, reforça o presidente da Câmara de Almeirim, que acredita que, após anos de trabalho, “se começa a ver a luz ao fundo do túnel”.