PUB

chamusca avieiros

PUB

cms carnaval

PUB

Os Voluntários do Grupo de Apoio de Santarém do Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro recomeçaram, esta segunda-feira, 9 de janeiro, o apoio nas refeições dos doentes internados no Hospital Distrital de Santarém (HDS).

wshoppingSlide thumbnail

A iniciativa, interrompida devido à pandemia, partiu da Associação Voluntária do Hospital Distrital de Santarém (AVHDS) que, mais uma vez, incentiva outras associações de voluntariado hospitalar no HDS.

Estes voluntários estão vocacionados para intervir junto dos doentes com patologia oncológica, pelo que a sua ação decorre em serviços de internamento onde existe maior probabilidade de acompanhar doentes com patologia oncológica – pisos 4, 5 e ala esquerda do piso 7.

“A ajuda no momento da refeição será o mote para estes voluntários esclarecerem dúvidas sobre os direitos dos doentes oncológicos, os apoios monetários disponíveis, o acompanhamento personalizado que doentes e famílias poderão obter na sua sede de Santarém da Liga Portuguesa contra o Cancro, situada no centro da cidade”, explica Susana Santos, da Associação Voluntária do Hospital Distrital de Santarém.

Antes de começarem a atividade, os voluntários reúnem-se com as chefias de enfermagem de cada serviço para receberem orientações sobre quais os doentes que devem ser ajudados a tomar a sua refeição. Esta medida permite direcionar estes voluntários para os doentes que mais necessitam e também, para tomarem conhecimento de alguma situação que necessitem de maior proteção ou, casos interditos à sua intervenção, como por exemplo os doentes que estão em isolamento.

O Grupo de Apoio de Santarém do Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro dispõe neste momento de cerca de 20 voluntários para esta atividade, um número ainda reduzido para as necessidades. Neste momento, o Grupo consegue assegurar os almoços das 2.ª, 3.ª e 4.ª feiras, entre as 12h00 e 14h00, e os jantares das 5.ª feiras.

De acordo com a coordenadora do grupo, Maria Prazeres André, as pessoas interessadas neste tipo de voluntariado especializado no foro oncológico podem contactar através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Os voluntários passam por um processo de formação que pode demorar cerca de um ano.

No dia 16 de janeiro este grupo inicia no Hospital de Dia da Oncologia do HDS a atividade designada “Café com Leite”, mais uma colaboração que servirá de mote à sua intervenção especializada junto dos doentes com patologia oncológica.



Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

ar myaqua

Quem está Online?

Temos 747 visitantes e 0 membros em linha