A OficINa – Arte Bruta Inclusiva, um projeto da associação r.INserir e do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS), abriu portas à população com a realização de diversas atividades do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado esta segunda-feira, 10 de outubro.
A iniciativa contemplou mostras - “Histórias Aqui Há Gato”, dança com o Conservatório de Santarém – Juan Seller, culinária com o Chef Rodrigo Castelo - e momentos musicais com o coro do HDS e a Tuna Arriba-Ó-Tunapikas.
Além disso, marcaram presença diversos artistas da OficINa e da comunidade – António Canavarro, Cláudia Lares dos Santos, João Maria Ferreira, Susana Veiga Branco e os mestres João Fernandes (arraiolos) e Manuel Ferreira (bunho).
“O dia foi repleto de partilha, inclusão, aceitação incondicional e empatia. A arte foi o instrumento facilitador de união”, destaca Carla Ferreira, enfermeira especialista em Saúde Mental e coordenadora do projeto oficINa- Arte Bruta Inclusiva.
A OficINa – Arte Bruta Inclusiva foi inaugurada em maio de 2021 com o objetivo de apostar na reabilitação de pessoas com doença mental grave, através das suas capacidades artísticas. Pintura, costura ou restauração de móveis são algumas das atividades desenvolvidas neste espaço.