PUB

chamusca maria emilia

PUB

cms generico

 PUBaguas santarem app

A Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e a Câmara de Alpiarça confirmaram a existência de um foco de infeção de gripe das aves de alta patogenicidade - o quinto no país - na Albufeira dos Patudos, um dos ex-libris deste concelho.

wshoppingSlide thumbnail

"No dia 4 de janeiro, foi confirmado um quinto foco de infeção por vírus da gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) num ganso selvagem (Anser sp.), encontrado morto na Barragem dos Patudos, concelho de Alpiarça", pode ler-se num comunicado divulgado pela DGAV, que dias antes havia identificado um outro foco na região, nomeadamente no concelho da Barquinha.

Este domingo, dia 9, a autarquia emitiu um comunicado onde alerta a população para a necessidade de não alimentar os animais na zona da Albufeira dos Patudos, evitando assim a aproximação dos mesmos.

A autarquia recomenda ainda que ninguém circule no perímetro da albufeira, "a fim de não ser um agente de propagação do vírus em capoeiras ou cativeiros onde coabitem espécies que sejam afetadas por esta gripe".

Quem tem aves de capoeira e em cativeiro deverá mantê-las "confinadas aos respetivos alojamentos de modo a impedir o seu contacto com aves selvagens".

A gripe aviária é uma doença infeciosa viral das aves que atinge aves selvagens, de capoeira e outras mantidas em cativeiro.

Algumas estirpes virais de gripe aviária são transmissíveis aos humanos. No entanto, para que tal aconteça, é normalmente necessária a ocorrência de contactos próximos entre as pessoas e as aves infetadas.



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

ipsantarem mestrados

PUB

banner ar

Quem está Online?

Temos 696 visitantes e 0 membros em linha