PUB

cm chamusca covid

PUB

clickaporta

PUB

banner cms in

PUB

castelo bode

 PUBaguas santarem 600x110

Em apenas dois anos (de 29 de junho de 2019 - data em que iniciou atividade - a final de maio de 2021), a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Distrital de Santarém assistiu mais de duas centenas de doentes (212), aos quais foram feitas quase 3.200 visitas domiciliárias.

Slide thumbnail

Segundo dados revelados esta segunda-feira, 19 de julho, pela administração do hospital, os elementos da UHD percorreu 64.088 quilómetros pelos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Santarém e Rio Maior.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária trata doentes que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos que estejam internados no HDS ou que sejam provenientes do Serviço de Urgência, da Consulta Externa, do Hospital de Dia, assim como dos cuidados de saúde primários.

De acordo com o coordenador da UHD, Yahia Abuowda, em 2020, entre os diagnósticos mais frequentes estão as infeções urinárias, a infeção respiratória (pneumonia), a erisipela, o abcesso amigdalino, a endocardite e as feridas/úlceras infetadas.

O responsável revela que dos doentes internados em 2020, 51% eram do sexo masculino, com média de 65 anos de idade, residindo a sua maioria no concelho de Santarém e apresentando como cuidador principal o companheiro.

A duração média de internamento foi de cerca de 10,4 dias, sendo o internamento mais curto de apenas 24h (para realização de terapêutica específica) e o internamento mais longo de 32 dias.

A equipa conta neste momento com um médico em dedicação exclusiva e cinco enfermeiros. Esta valência tem ainda o apoio de seis médicos que asseguram prevenções, de uma enfermeira chefe, do Serviço Social, da Farmácia, de um assistente técnico, de um assistente e da administradora hospitalar responsável pelo Departamento de Medicina.

A equipa tem a seu cargo uma lotação de oito camas (mais cinco relativamente às que existiam no início da atividade da UHD), funcionando as mesmas 24 horas por dia, sete dias por semana.

Um inquérito por questionário revelou que a maioria dos inquiridos apresentam níveis elevados de satisfação em todas as dimensões avaliadas (qualidade/atendimento; continuidade de cuidados; acesso; segurança). Numa escala de 1 a 5, os utentes revelaram um nível de satisfação de 4,82 e os cuidadores de 4,75, concluindo-se que, de um modo geral, os utentes e cuidadores se encontram “muito satisfeitos" com os cuidados prestados pelos profissionais da UHD.



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

ipsantarem mestrados

PUB

banner ar

Quem está Online?

Temos 537 visitantes e 0 membros em linha