Quatro médicas do Hospital Distrital de Santarém (HDS) gravaram um vídeo para assinalar o dia nacional do doente com AVC, onde tentam sensibilizar a população para esta problemática.
No vídeo, que pode ser VISTO AQUI, é deixado o apelo para que, em caso de suspeita de AVC, deve ser contactado de imediato o 112.
“Tempo é cérebro!”, alerta Manuela Grego, médica de doenças cerebrovasculares, que sublinha “a importância de agir rapidamente perante a suspeita de acidente vascular cerebral (AVC), de modo a ter acesso ao tratamento indicado o mais precocemente possível”.
Segundo explica uma nota de imprensa do HDS, o AVC “é uma doença de início súbito caracterizada pela interrupção do fornecimento de sangue ao cérebro, que pode ser causado por bloqueio ou rompimento de uma artéria”, patologia que se pode classificar-se de duas formas: AVC Isquémico, se existir bloqueio de uma artéria cerebral, ou AVC hemorrágico, tipo menos frequente, se existir rompimento da artéria com derrame de sangue no tecido cerebral.
Para identificar um AVC, devem ser tidos em conta os “3 F’s”, desvio da face, falta de força num braço, ou dificuldade em falar, mas há outros sinais que podem estar associados, como ter uma dificuldade súbita em mexer um braço, uma perna ou ambos de um lado do corpo, uma falha repentina na visão, a diminuição da sensibilidade ou “formigueiro” num dos membros, a dificuldade em caminhar ou entender as pessoas à sua volta, bem como dores de cabeças fortes.
Comentar