PUB

banner chamusca covid mata

PUB

nersant business +2

PUB

cms covid 2021b

PUB

clickaporta

Os enfermeiros do Hospital Distrital de Santarém (HDS) começaram a fazer videochamadas entre os doentes e familiares, uma forma de diminuir os constrangimentos provocados pelas limitações aos contactos e às visitas em tempo de pandemia.

Slide thumbnail

A enfermeira-chefe do Serviço de Cirurgia Geral/ Unidade 2, Isilda Ferreira, destaca que “é importante oferecer este serviço a doentes internados, sobretudo os mais idosos que não têm facilidade no acesso às novas tecnologias”.

Segundo a enfermeira, esta possibilidade de utilização das tecnologias permite “um ambiente mais humanizado, bem como poderá ser tranquilizador com esta proximidade que se obtém através das tecnologias por videochamada”.

“Desejamos e tentaremos continuar a proporcionar este tipo de comunicação online entre os doentes e os seus familiares”, acrescenta.

Isilda Ferreira refere ainda que “esta comunicação digital poderá ser menos eficiente para o doente em situações que está mais prostrado”, contudo, considera que para a família é importante, pois permite que a mesma possa acompanhar o evoluir da situação do seu familiar”.

Por seu lado, Graça Lanhoso, enfermeira-chefe do Serviço de Cirurgia Geral/Unidade 1, realça que “numa altura como a que vivemos, em que os doentes internados não conseguem ver os seus familiares, é muito importante desenvolver iniciativas como esta.”

Até agora, estas visitas “virtuais” têm sido realizadas via Facebook, quando estão reunidas as condições, ou seja, quando enfermeiros e familiares estão disponíveis. No futuro, o desejo é poder desenvolver este projeto de forma mais alargada, eventualmente com um horário marcado.



PUB

PUB

Scalhidraulica

PUB

Aguas Ribatejo Atendimento 012 222

Quem está Online?

Temos 520 visitantes e 0 membros em linha