PUB

chamusca variacoes

PUB

carnaval santarem

Composta por seis médicos, sete enfermeiros e sete assistentes técnicos, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Côrtes d’Almeirim entrou oficialmente em funcionamento na manhã desta sexta-feira, 24 de janeiro.

Slide thumbnail

Esta USF é a primeira a ser criada no concelho e vai abranger um total de 12.600 utentes, passando a incluir os cerca de 2.000 residentes que não tinham médico de família atribuído.
Em termos reais, o concelho de Almeirim passa a ter uma cobertura de 90% de a nível de utentes com médico de família, pois os restantes 10% (2.500 munícipes, aproximadamente) tem os cuidados de saúde garantidos por clínicos prestadores de serviços.
“Os últimos anos foram marcado por um sentimento de descrédito, insatisfação e desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde”, lamentou a coordenado desta USF, Mariana Salgado, acrescentando logo de seguida que “é para mim uma honra e um enorme orgulho coordenar esta equipa”.
“É uma equipa de profissionais de saúde que não se resignou, que teve a audácia de ir mais longe e de concretizar o que era há muito sonhado para Almeirim”, afirmou a médica durante a cerimónia de inauguração, que também ficou marcada pela assinatura do protocolo de cedência de uma carrinha para as deslocações domiciliárias, oferecida pela Câmara de Almeirim.
Além dos cerca de 22.500 euros da viatura, a Câmara suportou também as obras de remodelação e requalificação do espaço da USF, que tiveram por objetivo proporcionar melhores condições aos utentes e aos profissionais de saúde, num investimento que rondou os 18 mil euros.
“Ao longo dos últimos anos, e mesmo sem que a saúde seja uma área da competência direta da autarquia, já investimos cerca de 250 mil euros nas extensões de Paço dos Negros, Marianos e Raposa”, lembrou o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, para quem o Estado não se pode demitir da sua obrigação de garantir um Serviço Nacional de Saúde de proximidade e qualidade.
A USF Côrtes d’Almeirim dispõe de sete gabinetes para consultas médicas, cinco salas de enfermagem e duas salas de tratamento, prevendo-se para breve mais um gabinete para consultas de medicina dentária e a chegada de mais um especialista em Medicina Geral e Familiar.

 



PUB

PUB

PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

barquinha savel lampreia 2020

PUB

Quem está Online?

Temos 713 visitantes e 0 membros em linha