PUB

chamusca covid continua

PUB

banner cms juntos

O stock de vacinas contra a gripe esteve esgotado em todo o distrito e só agora começa a ser reposto em alguns concelhos da região, com outros a esperarem ainda pela normalização da situação.

Slide thumbnail

A denúncia foi feita pelos deputados do PSD, que esta quinta-feira avançaram que os idosos de pelo menos mais de metade dos 21 concelhos do distrito de Santarém não tiveram ainda acesso à vacina contra a gripe que a própria Direcção Geral de Saúde (DGS) recomenda que seja dada prioritariamente aos maiores de 65 anos logo a partir de Outubro.

Os deputados Duarte Marques, Isaura Morais, João Moura, Ricardo Baptista Leite, Álvaro Almeida e Alberto Machado, enviaram um conjunto de seis perguntas à Ministra da Saúde pedindo a resolução imediata deste problema e explicações sobre as razões que levaram a DGS, ao contrário do habitual, a não dar a habitual prioridade aos idosos que estão em lares de IPSS´s ou Misericórdias.

Segundo os deputados, na quarta-feira, dia 11 de dezembro, diversos lares de idosos em concelhos como Abrantes, Sardoal, Tomar, Abrantes, Salvaterra de Magos, Torres Novas, Almeirim, Vila Nova da Barquinha, Rio Maior, Entroncamento e Santarém não tinham ainda vacinas para todos os seus utentes.

Em resposta à agência Lusa, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu que houve uma rutura de ‘stock’ da primeira tranche de vacinas contra a gripe, há duas semanas, tendo a mesma "esgotado a nível nacional".

No entanto, o Serviço Nacional de Saúde [SNS] procedeu à aquisição de uma segunda tranche de vacinas, entretanto já recebidas, tendo a região da Lezíria do Tejo já sido abastecida e a região do Médio Tejo começado a receber, esclareceu fonte da ARSLVT.

De acordo com a mesma fonte, mais vacinas vão ser entregues hoje na região do Médio Tejo, sendo distribuídas conforme solicitação e especialmente direcionadas para os lares de idosos, onde as mesmas estavam em falta.



banner fiqueemcasa

 

PUB

PUB

PUB

Scalhidraulica

PUB

promo almeirim1

Quem está Online?

Temos 822 visitantes e 0 membros em linha