“Esta sessão de aniversário permitiu-nos afirmar a ambição que a Instituição tem em crescer na sua relevância para região e para o país, através do aumento da interação com a sociedade, respondendo dessa forma às especificidades e complexidades da região de Santarém, e às particularidades das expectativas das entidades e dos cidadãos que aqui residem”, disse João Moutão.
O aniversário contou com a presença de figuras de relevo no panorama do ensino superior em Portugal, caso do presidente do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), João Guerreiro, que, na qualidade de orador convidado, identificou os atuais e futuros desafios que as instituições de ensino superior enfrentam no âmbito do processo de avaliação institucional em curso, bem como das condições necessárias para a acreditação dos programas de doutoramento nos Institutos Politécnicos.
Outro dos presentes foi o diretor geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato, que, no encerramento da sessão, enalteceu a importância do percurso das Instituições de ensino politécnico e a sua relevância para a dinamização social, cultural e económica nos territórios de baixa densidade populacional, e em particular para o percurso que tem sido feito pelo IPSantarém”.
A comemoração do 43º Aniversário do Politécnico de Santarém contou ainda com a intervenção do representante dos estudantes do Politécnico de Santarém, André Pinto, do vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, e do presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias.
Foram ainda atribuídos os Prémios Carreira Alumni do IPSantarém, prémios de reconhecimento público aos trabalhadores aposentados, aos melhores alunos, e finalmente, a entrega dos Certificados da Formação em Inovação Pedagógica a docentes do Politécnico de Santarém.
A sessão contou com a assinatura de um protocolo entre o Politécnico de Santarém e o Politécnico de Setúbal com vista à expansão do Centro de Investigação em Qualidade de Vida, atualmente coordenado pelo IPSantarém, perspetivando a acreditação de futuros programas de doutoramento.
O Instituto Politécnico de Santarém é formado pelas escolas superiores Agrária, Educação, Gestão e Saúde, todas em Santarém, e Desporto, em Rio Maior.