A Escola Superior de Gestão e Tecnologia (ESGT) do Instituto Politécnico de Santarém (IPS) assinalou esta quarta-feira, 22 de novembro, a sessão solene comemorativa do seu 38º aniversário.
Na sessão comemorativa, o diretor da escola, Sérgio Cardoso, destacou como principal desafio para o futuro a consolidação da produção científica e da transmissão de conhecimentos à sociedade, mas não esqueceu a essência do trabalho de uma escola.
“Quando renovamos a nossa oferta formativa, quando acolhemos sucessivas gerações que vamos graduar e entregar ao mercado de trabalho, estamos no cumprimento da nossa missão, mas fazemo-lo, verdadeiramente, com renovada energia”, disse.
O vice-presidente e vereador com o Pelouro da Educação da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, reforçou o “desígnio do Município de Santarém de continuar a apoiar o IPS” e de irem “juntos, de braços dados, às portas das empresas, a norte e a sul do concelho”, para perceber as suas reais necessidades, porque também o Politécnico tem essa capacidade e essa necessidade e procura adaptar a sua oferta formativa às necessidades das empresas, condição importante para uma taxa de empregabilidade elevada.
“Reconhecemos a importância do ensino superior nas vidas dos nossos jovens, dos nossos cidadãos, que se repercute no desenvolvimento social, humano e também económico no território, e que espelha o enorme trabalho que tem sido desenvolvido, ao longo destes trinta e oito anos”, completou João Leite.
A cerimónia contemplou ainda a entrega de prémios de mérito Académico Maxdata, por Sandra Teixeira, diretora geral desta empresa, a João Vinagre – melhor aluno do Curso de Informática e a Ruben Alves, melhor aluno do TeSP – Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologia Web e Dispositivos Móveis.
A Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Santarém que conta com quase dois mil alunos, nos cursos de licenciatura e de mestrado e está empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos, destinada à produção e difusão do conhecimento, à criação, transmissão e divulgação do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, da investigação aplicada e do desenvolvimento experimental, relevando a centralidade no estudante e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional.