PUB

cm chamusca sopas

PUB

banner tasquinhas2023

PUB

cms 25abril

PUB

clickaporta

PUB

 PUBmesdaenguia2023
 PUBnersant empreendexx1

A Câmara Municipal de Santarém aprovou esta segunda-feira, 27 de fevereiro, por unanimidade, a proposta de abertura do período de discussão pública do Plano Diretor Municipal (PDM) e a suspensão dos procedimentos administrativos de gestão urbanística.

wshoppingSlide thumbnail

Este é um passo decisivo e quase final para a revisão deste documento estratégico que data de 1994 e que já devia ter sido revisto há mais de uma década.

Na introdução à apresentação do PDM, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, defendeu que os PDM’s foram uma falácia e uma grande maldade para as autarquias, pois davam a ideia errada de que os municípios tinham capacidade de decisão.

Ricardo Gonçalves lembrou que as propostas das autarquias neste âmbito estão sujeitas a pareceres obrigatórios de duas dezenas de entidades públicas externas e de pareceres facultativos de outras duas dezenas de entidades.

“Estamos sujeitos a pareceres externos que impõem as suas leis. Pouco ou nada podemos fazer”, disse o autarca, revelando que a carta que estabelece a Reserva Ecológica Nacional (REN), por exemplo, só foi aprovada à oitava tentativa. “O que lá vem é o que nos foi permitido pelas diversas entidades. Se dependesse só da câmara, o documento era diferente. Alguns dos nossos desejos não são concretizáveis à luz da lei”, garantiu.

A arquiteta responsável pela apresentação do documento, Catarina Pires, explicou todo o complexo e burocrático processo de revisão, iniciado em 2002, já lá vão duas décadas, referindo que a consulta pública vai agora permitir que as pessoas, durante 30 dias, possam ter acesso aos documentos de forma virtual, através de site a disponibilizar, ou em papel em dois postos que irão funcionar na loja cidadão e na sala de leitura Bernardo Santareno, e apresentarem as suas sugestões.

Após estes trinta dias, haverá uma fase de ponderação das sugestões para depois o documento ser finalmente aprovado em Assembleia Municipal e publicado em Diário da República (DR), data após a qual entrará em vigor. Antes, a proposta hoje aprovada em reunião de câmara, terá de ser igualmente aprovada em Assembleia Municipal e publicada em DR.

Nuno Russo (PS) e João Leite (PSD), vereadores que partilham o pelouro do PDM, Planeamento Estratégico e Ordenamento Território, manifestaram a disponibilidade da autarquia para acolher todas as sugestões, sendo que nem todas serão aceites.

 



Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

ar myaqua

PUB

banner liga cancro

Quem está Online?

Temos 858 visitantes e 0 membros em linha