PUB

chamusca parque de sonhos

PUB

fos2022

PUB

visite santarem

PUB

avisan 2022

PUB

 PUBsalvaterra natal

A construção do futuro aeroporto da grande Lisboa no concelho de Santarém "é uma possibilidade muito real que vai ser estudada". A garantia foi dada esta segunda-feira, 26 de setembro, pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.

wshoppingSlide thumbnail

Na reunião do executivo municipal, o autarca esclareceu que o assunto já é falado nos bastidores há cerca de três anos, mas diz que nunca trouxe o tema a público porque lhe foi pedido sigilo enquanto decorriam os estudos, com a promessa que o projeto seria tornado público quando os estudos estivessem concluídos.

wshoppingSlide thumbnail

Analisando o assunto, Ricardo Gonçalves acredita que, olhando para as outras soluções, "Santarém tem muitas possibilidades de ter o aeroporto".

"Somos um centro de um nó ferro-rodoviário muito importante", destacou o autarca, acrescentando que outras localizações podem parecer mais próximos mas, em tempo, "Santarém é capaz de ganhar".

O facto de este ser um projeto modular, em que numa primeira fase será construída apenas uma pista, que permitirá um tráfego até 20 milhões de passageiros ano, é uma das vantagens apontadas por Ricardo Gonçalves, que salienta ainda o número de postos de trabalho a criar nesta primeira fase, que poderá chegar aos 35 mil.

O autarca lembra ainda que vários estudos apontam as regiões da Lezíria e Médio Tejo como estando entre as mais pobres da União Europeia, o que faria com que a construção do aeroporto nesta zona fosse muito importante do ponto de vista da coesão territorial.

Ricardo Gonçalves diz mesmo que este é um projeto "transformador" para toda a região centro, garantindo que além de Santarém, beneficiariam bastante os distritos de Leiria, Castelo Branco e Coimbra, por exemplo.

PS E CHEGA APOIAM
PS e Chega, partidos também representados na Câmara de Santarém, apoiam a opção Santarém. Pedro Frazão, do Chega, diz que vê esta solução "com muito agrado" e, após mais de meio século de discussão e de 16 ou 17 localizações possíveis, considera que "é altura de sermos pragmáticos".

O partido quer no entanto ser ouvido sobre o assunto e vai agendar um debate potestativo na Assembleia da República para porque o Governo não está a ouvir outros partidos além do PSD.

Manuel Afonso, do PS, que é também deputado na Assembleia da República, defende "um consenso politico muito alargado" mas, conhecendo as três opções - Santarém, Montijo e Alcochete - acredita que a capital do Ribatejo, pelas excelentes acessibilidades e impacto ambiental reduzido, tem todas as condições para que a comissão técnica se decida por Santarém.

O autarca e deputado diz ainda que tem falado com muitos deputados de distritos vizinhos e garante que "todos são unânimes que fazer aeroporto na zona centro seria muito importante para a região e para o país".

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Promotores querem aeroporto de Santarém junto à área de serviço da A1

Grupo de investidores estuda construção de aeroporto em Santarém

 



Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

jorge malacas

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

aguas barco

APOIO

  • ba01.jpg
  • ba02.jpg

PUB

mercadinho almeirim

Quem está Online?

Temos 486 visitantes e 0 membros em linha