PUB

eh toiro

PUB

visite santarem

PUB

A Câmara Municipal de Santarém assinalou esta quinta-feira, 22 de setembro, o Dia Europeu sem Carros, cortando o trânsito automóvel em parte do centro histórico, nomeadamente na Rua Dr. Teixeira Guedes, a partir dos antigos CTT, uma medida que provocou protestos sobretudo de comerciantes e empresas de distribuição.

wshoppingSlide thumbnail

Apesar do corte simbólico se verificar apenas por um período de 6 horas, entre as 10h00 e as 16h00, permitindo serviços como cargas e descargas antes e depois dessa hora, vários comerciantes apontaram o dedo á medida como mais uma dificuldade aos já difíceis dias do comércio tradicional.

wshoppingSlide thumbnail

Muitos automobilistas ficavam também surpreendidos ao chegarem ao local e verificarem que o acesso àquela zona do centro histórico estava cortado mas, com maior ou menor compreensão, todos acabavam por dar a volta e procurar percursos alternativos.

Confrontado com as críticas, o presidente da Câmara de Santarém, que percorreu a zona interdita acompanhado de vários elementos do executivo e staff de apoio, todos utilizando as novas bicicletas elétricas, desvalorizou os reparos lembrando que o Dia Europeu Sem Carros tem vindo a ser comemorado há vários anos e é um importante alerta para a necessidade de alterar o paradigma da mobilidade, tornando-a mais sustentável.

"Vivemos uma importante crise energética e temos de nos habituar a novos meios de nos deslocarmos. Há um planeta que existe e que tem de ficar para as gerações vindouras", disse o autarca, lembrando que a maior parte dos que protestam "têm netos e filhos a quem quererem deixar um planeta sustentável".

"Temos de fazer todos a nossa parte", disse o líder da autarquia, assumindo que "aos executivos cabe olhar ao futuro" e se por um lado é fácil criticar, por outro todos têm de perceber "que há um novo paradigma".

Ricardo Gonçalves lembrou que há cidades com parques de estacionamento na periferia e onde os carros já não entram nos centros históricos, o que não acontece em Santarém. Recordou igualmente o esforço que a autarquia tem feito na requalificação urbana, construindo ciclovias e aumentando consideravelmente a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

"É muito fácil criticar. Há coisas que se elogiam noutras cidades mas que se criticam em Santarém", completou o presidente da autarquia, adiantando ainda que as mudanças no trânsito em curso na cidade são experimentais e poderão, ou não, tornar-se definitivas.



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

jorge malacas

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

aguas barco

PUB

agrande

Quem está Online?

Temos 560 visitantes e 0 membros em linha