PUB

chamusca maria emilia

PUB

cms generico

 PUBaguas santarem app

Os 378.044 eleitores recenseados no distrito de Santarém vão ser chamados no dia 30 de janeiro, domingo, a eleger um total de 9 deputados à Assembleia da República. Ao todo, apresentam-se a eleições na região um total de 15 forças políticas.

wshoppingSlide thumbnail

Num distrito marcado pelo envelhecimento e pela perda de população – o número de deputados eleitos pelo círculo de Santarém passou dos 13 em 1976 para os nove em 2015 -, acentua-se a incerteza do impacto do confinamento, devido à pandemia da covid-19, na afluência às urnas.

Nas eleições de outubro de 2019, o distrito de Santarém, onde as vitórias eleitorais nas legislativas têm vindo a ser repartidas entre socialistas e sociais-democratas (estes por três vezes em coligações), registou uma taxa de abstenção de 45,7%.

O PS, que em 2019 foi o partido mais votado (37,1%), elegendo quatro dos nove deputados, volta a indicar a atual ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, o PPD/PSD (25,2%, três deputados) a sua vice-presidente e ex-presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, o BE (10,2%) e a CDU (7,6%) os atuais deputados Fabíola Cardoso e António Filipe, respetivamente.

Segundo a lista publicada pela Comissão Nacional de Eleições, o boletim de voto no distrito apresenta no topo o símbolo do CDS-PP, cuja candidatura é liderada por Pedro Melo, vice-presidente do partido, seguindo-se o PAN, cuja lista é encabeçada pela mestre em Gestão do Desporto Mónica Silva, e o Ergue-te, que tem o vice-presidente do PNR João Pais do Amaral como cabeça de lista.

Segue-se o Chega, com uma lista liderada pelo seu vice-presidente e atual vereador na Câmara de Santarém Pedro Frazão.

O RIR apresenta como cabeça de lista Pedro Silva, o Livre tem como primeiro candidato o programador Sandro Santos, o MPT apresenta Helder Cardeira e a Iniciativa Liberal Ana Cristina Rodrigues.

A lista do PTP é encabeçada por Américo Sousa, a do Volt Portugal, que concorre pela primeira vez a eleições legislativas, pelo tomarense Mykhaylo Shemliy, e a do MAS por Gil Garcia.

Em 2019, concorreram no distrito de Santarém 19 partidos políticos.



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

ipsantarem mestrados

PUB

banner ar

Quem está Online?

Temos 571 visitantes e 0 membros em linha