PUB

chamusca jan fev

PUB

cms generico

 PUBaguas santarem app

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou esta quarta-feira, 15 de dezembro, por maioria, com os votos a favor do PS e as abstenções do Chega e do Bloco de Esquerda, o Orçamento e Grandes Opções do Plano para o ano 2022, com um valor de 14,9 milhões de euros.

wshoppingSlide thumbnail

O presidente da autarquia, Hélder Manuel Esménio, defende que "este é um orçamento responsável e bem atento às dificuldades das pessoas e à promoção do concelho como forma de ajudar a economia local. O autarqca acrescenta que será mantido “um rigoroso acompanhamento à evolução da pandemia, integrando “a linha da frente” no combate à sua propagação”.

É igualmente mantida “a preocupação da nossa gestão de, no final do mandato, em 2025, não termos gerado aumento da dívida municipal em relação à que encontrámos quando chegámos, em outubro de 2013”, sublinhou Hélder Esménio.

O Orçamento prevêum aumento das transferências para as juntas de freguesia e a continuidade dos apoios atribuídos às associações, comissões de festas, clubes e às IPSS’s, aos quais se somam a cedência gratuita de transportes municipais, sempre que possível, e a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para combater a propagação da COVID-19, bem como assumir os custos da testagem de praticantes e dirigentes sempre que necessário".

“Vamos continuar a canalizar mais verbas para a Proteção Civil e para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, nomeadamente para aquisição de mais uma ambulância e uma segunda Equipa de Intervenção Permanente, ao mesmo tempo que pretendemos manter os Locais de Estacionamento Estratégico de Marinhais e de Glória do Ribatejo no período crítico de combate aos incêndios rurais”, acrescentou.

O Orçamento para 2022 assume de novo o Ambiente e os Resíduos como uma das prioridades, afetando-lhes mais de um milhão de euros, depois da compra de duas viaturas de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), estando prevista a duplicação do número de lavagens de contentores RSU, passando para seis por ano.

O Orçamento para 2022 assume igualmente a conclusão do projeto do canil e gatil municipal e a busca de financiamento para o oportuno arranque da sua construção.

O Orçamento Municipal integra a intenção de desenvolver projetos de reabilitação/ requalificação do Pavilhão das Festas de Foros de Salvaterra e instalações contíguas em espaço Multiusos, assim como do futuro Pavilhão Desportivo de Foros de Salvaterra. Em conjunto com o IPDJ, a melhoria da iluminação do Parque de Jogos do Clube Desportivo Salvaterrense será também uma realidade.

“A rede viária volta a ser muito importante, com a elaboração de novos projetos técnicos com vista à pavimentação e repavimentação de arruamentos no concelho, sendo que nos últimos 8 anos investimos 6,6 milhões de euros em 70 quilómetros de estradas”, adiantou Hélder Manuel Esménio.

A continuação da construção do Parque de Lazer de Foros de Salvaterra está também contemplada, assim como a introdução do Padel no concelho.

São ainda obras prioritárias concluir as vias pedonais na EN367, em Marinhais, reabilitar o jardim da Praça da República e conseguir que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nacional financie um novo Posto de Saúde para Marinhais e uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) para a Glória do Ribatejo.

A proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022 vai agora ser submetida à Assembleia Municipal marcada para 22 de dezembro, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo.



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

ipsantarem mestrados

PUB

banner ar

Quem está Online?

Temos 829 visitantes e 0 membros em linha