PUB

chamusca gargalhadas

PUB

banner santarem generico

 PUBaguas santarem app

Através de uma Pergunta dirigida ao Ministério do Ambiente, os deputados do PSD eleitos por Santarém querem saber o histórico de inspeções realizadas na Fabrióleo, a unidade de produção de óleos vegetais em Torres Novas que tem sido alvo de vários processos de contraordenação por sucessivas infrações ambientais.

Slide thumbnail

Para os eleitos social-democratas, “apesar das sanções, no terreno persiste um legado industrial tóxico, incluindo estruturas corroídas, produtos químicos dispostos inadequadamente a céu aberto, instalações que configuram uma ameaça para os próprios cidadãos e vizinhos, para além dos riscos para o ambiente e para a saúde pública”.
Pelo que constataram no terreno, pelos testemunhos locais e pelo histórico do comportamento dos proprietários da empresa, persiste “a clara dúvida sobre o cumprimento das medidas impostas relativamente à remoção do passivo e à reparação ambiental”, consideram os signatários da Pergunta entregue na Assembleia da República.
Os deputados pretendem saber quais os seus resultados das inspeções e o cumprimento das sanções aplicadas por parte das autoridades nacionais, bem como “que diligências serão efetuadas pelo Ministério do Ambiente para garantir a recuperação efetiva do passivo ambiental existente nas instalações da Fabrióleo”.
O PSD recorda que a primeira ordem de encerramento das instalações data de 2015, quando “já eram evidentes as ameaças ao ambiente e à saúde pública bem como o constante desrespeito pelas normas em vigor”.
Nos anos seguintes, a situação agravou-se até que, em 2021, a empresa foi severamente condenada pela Agência Portuguesa do Ambiente ao pagamento de coimas e à aplicação de medidas de reparação ambiental, entre as quais a demolição de construções efetuadas ilegalmente na margem da ribeira do Pinhal.

 



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

tagus docaria2021

PUB

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

ipsantarem mestrados

PUB

aguas ribatejo dia agua

PUB

cm almeirim bolsas

Quem está Online?

Temos 458 visitantes e 0 membros em linha