PUB

cm chamusca covid

PUB

clickaporta

PUB

cms visitestr

PUB

castelo bode

 PUBaguas santarem 600x110

A maioria dos funcionários da Unidade Operacional de Santarém da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está contra uma eventual mudança das instalações situadas atualmente no bairro de São Bento, em Santarém, para o concelho de Almeirim.

Slide thumbnail

A garantia foi dada à Rede Regional pelo presidente da Associação Sindical dos Funcionários (ASF) da ASAE, Cristiano Santos, que lamenta a forma como o processo está a ser conduzido, sem que os cerca de vinte trabalhadores sejam ouvidos.

O presidente do sindicato afirmou ao nosso jornal que nem sequer as chefias da Unidade Operacional de Santarém - nomeadamente o Inspetor Chefe e a Diretora Regional do Sul - têm conhecimento oficial das conversações com os municípios, e considera que este tipo de relacionamento com as autarquias "é uma questão sensível".

Em causa está o facto da ASAE ser um órgão de polícia criminal com competências na fiscalização de equipamentos municipais, caso dos parques infantis, desportivos ou de estacionamento, por exemplo, o que pode colocar em causa a percepção da indispensável independência deste tipo de instituições e de eventuais trocas de favores.

O sindicato enviou mesmo um ofício à direção da ASAE manifestando "o completo desacordo" com a mudança, exigindo mais tempo de estudo para que sejam equacionadas outras medidas, entre elas uma eventual reabilitação das atuais instalações.

INSTALAÇÕES DEGRADADAS HÁ VÁRIOS ANOS
Nas declarações à Rede Regional, o presidente da ASF da ASAE dá conta de "um grande desinvestimento" da direção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica nas instalações de várias unidades operacionais, nomeadamente na de Santarém, onde há muito chove em alguns gabinetes, o quadro elétrico dispara frequentemente e o alarme nem sempre funciona.

Cristiano Santos diz que a associação sindical há muito que alerta para estes e outros problemas, mas refere que nada tem sido feito para minorar a degradação do edifício que é antigo e cujo exterior "quase parece uma selva".

O inspetor questiona mesmo se o desinvestimento nas instalações não teria já como objetivo esta ideia de passar para instalações cedidas por entidades terceiras, nomeadamente por autarquias.

Recorde-se que, como a Rede Regional avançou esta manhã, a eventual mudança da ASAE de Santarém para Almeirim está a agitar a luta autárquica, com os socialistas escalabitanos a criticarem a inação da maioria PSD e o presidente da autarquia a defender que não cabe ao município assumir as despesas dos organismos do Estado.



PUB

PUB

scalhidraulica 2021

PUB

ipsantarem mestrados

PUB

Anuncio AR Chamusca

PUB

almeirim sopapedra

Quem está Online?

Temos 703 visitantes e 0 membros em linha