PUB

chamusca covid responsavel

PUB

cms covid 2021b

Imagem de Arquivo / Ilustrativa

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou esta quarta-feira, 25 de novembro, por maioria, com os votos a favor do PS e um voto contra do BE, o Orçamento, Grandes Opções do Plano e Plano Plurianual de Investimentos para o ano 2021, com um valor de 14,4 milhões de euros.

Slide thumbnail

“Estamos na presença de um Orçamento responsável e atento às pessoas e às empresas, que vai continuar a promover o território e a qualidade de vida dos que aqui habitam. Não aumenta a dívida municipal, reforça o apoio às Juntas de Freguesia, IPSS’s e associações, sobe em 15% os gastos com Saúde, Ambiente e Proteção Civil, aumenta em 30% os apoios sociais, em 60% a Educação e a Ação Social Escolar e na mesma ordem de grandeza os investimentos na Cultura e Desporto”, resumiu o presidente da autarquia, Hélder Manuel Esménio.

Com uma grande aposta na vertente social, o orçamento reforça o apoio no âmbito da atual situação pandémica, não esquecendo – e reforçando mesmo – o apoio em rubricas como a educação.

Em termos de obras, a Câmara de Salvaterra pretende concretizar em 2021 a reabilitação (já em curso) da antiga Escola “O Século”, um edifício centenário situado no coração da vila sede de concelho e cujo projeto prevê a criação de espaços multiusos interior e exteriores, referências à história daquela escola, ao sismo de 1909 e ao seu Arquiteto Ventura Terra, à biblioteca da Fundação Gulbenkian, à toponímia envolvente e aos Parodiantes de Lisboa/ Cabana dos Parodiantes, num investimento de 540 mil euros.

A autarquia irá também avançar com a criação do Museu “Lezíria e Charneca” no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos.

O Orçamento Municipal prevê também o apoio necessário, em parceria com a Junta de Freguesia, para a integral reabilitação dos balneários do Campo dos Carvalhos, na Glória do Ribatejo, bem como a requalificação das paredes interiores e exteriores do Ginásio dos Trampolins, em Salvaterra de Magos.

A candidatura apresentada a fundos comunitários para a requalificação da EB1 e JI em Núcleo Escolar da Glória do Ribatejo teve sucesso, ainda que com pouca comparticipação do Portugal 2020, sendo que a Câmara Municipal vai insistir no Concurso Público, que até ao momento tem ficado sem concorrentes, elevando o valor base do concurso para 1,9 milhões de euros, na expectativa de a obra poder iniciar-se no(s) último(s) trimestre(s) do próximo ano.

Também a remoção do fibrocimento e a colocação de uma cobertura com isolamento térmico na E.B. 2,3 de Marinhais e a oportuna elaboração de um projeto para a requalificação da EB1 da Rua João de Deus em Muge integram o conjunto de preocupações.

Concluído o projeto técnico para a construção de vias pedonais no troço da EN367, compreendido entre a Rua Narciso Santos e a Estrada da Cerâmica, em Marinhais, o Município vai procurar financiamento para uma intervenção que deverá rondar os 700 mil euros.

A rede viária e os arranjos urbanísticos em todas as povoações do concelho vão continuar a ser uma prioridade que, para além do impacto positivo na qualidade de vida das populações, é vital para a economia local, uma vez que contribui para a manutenção das empresas e empregos em todos quantos fornecem, prestam serviços ou fazem obras no nosso concelho.

O Orçamento prevê ainda a construção de Parques de Lazer em Foros de Salvaterra e em Marinhais, junto dos respetivos Centros Escolares, e o apoio à construção de uma Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) no concelho, o desenvolvimento de um projeto técnico para a reabilitação da Praça da República e arruamentos circundantes em Salvaterra de Magos, bem como a continuação do esforço de valorização da Falcoaria Real, da Aldeia Avieira do Escaroupim, da Barragem de Magos e dos Bordados Típicos da Glória do Ribatejo.

O início da construção de um canil municipal, assegurar a ampliação da rede de fibra óptica e dar continuidade ao projeto de Combate ao Insucesso Escolar são outras preocupações às quais a Câmara Municipal procurará dar resposta.

A proposta de Orçamento, Grandes Opções do Plano e Plano Plurianual de Investimentos para 2021 vai agora ser submetida à Assembleia Municipal marcada para 17 de dezembro.



PUB

PUB

Scalhidraulica

PUB

Aguas Ribatejo Atendimento 012 222

Quem está Online?

Temos 764 visitantes e 0 membros em linha