PUB

banner chamusca alice adiado

PUB

banner cms riscos

Os deputados do PSD eleitos por Santarém denunciaram esta quarta-feira, 2 de setembro, que o Governo deixou o concelho de Santarém de fora nos programas de apoio à criação de emprego anunciados recentemente pela Ministra da Coesão e pelo Ministro da Economia.

Slide thumbnail

Segundo Duarte Marques, Isaura Morais e João Moura, o instrumento dedicado aos concelhos urbanos do Programa +CO3SO de apoio à criação de emprego não foi aberto na região de Santarém, o que, dizem, “prejudica seriamente os empresários localizados na capital de distrito”.

Duarte Marques considera que esta é uma situação “grave e discriminatória”, e, admitindo que até possa ser um lapso, atraso na reprogramação ou qualquer outra situação, diz que é urgente corrigir a situação, numa altura em que o desemprego sobe e a economia colapsa.

“Importa apoiar todos os empregos que se vão criando. É injusto que Santarém seja praticamente a única capital de distrito dentro da coesão que ainda não tem este apoio”, refere Duarte Marques.

Nas perguntas enviadas hoje aos dois ministros, os deputados do PSD perguntam qual a justificação para a ausência do concelho de Santarém e para quando prevê o Governo resolver esta situação e permitir que as empresas localizadas em centros urbanos como Santarém tenham o mesmo acesso ao nível de apoios ao emprego como têm outras empresas localizadas noutros centros urbanos onde já foram abertos avisos para o +CO3SO Emprego Urbano.

CÂMARA DE SANTARÉM JÁ TINHA ALERTADO E CCDR ADMITIU LAPSO

A Câmara de Santarém já tinha alertado a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT), avisando que na NUT III Lezíria do Tejo, apenas, era abrangida a União de Freguesias de Casével e Vaqueiros no Concelho de Santarém.

A autarquia defende que esta situação “cria fortes entropias ao desenvolvimento deste território e concorre, de forma agravada, para o acentuar das assimetrias regionais”, e defende “uma eventual correção do descrito com a introdução no PNCT (Programa Nacional para a Coesão Territorial) de todas as freguesias do concelho de Santarém”.

Em resposta, a CCDRLVT já admitiu que vão ser abertos avisos + CO3SO para todo o território, faltando saber quando isso irá acontecer.



leziria startup

 

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

Scalhidraulica

Quem está Online?

Temos 648 visitantes e 0 membros em linha