PUB

chamusca natal

PUB

cimt slideshow

PUB

reino natal

PUB

elgalego 2019

A Câmara Municipal de Santarém aprovou esta quarta-feira, 30 de outubro, o Orçamento para o ano de 2020, no valor total de 61,5 milhões, mais 6,81 milhões que no corrente ano, sendo que 17,7 milhões serão destinados a investimento.

Slide thumbnail

O documento, que contou com a aprovação do PSD e a abstenção do PS, foi definido pelo presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves (PSD) como "um orçamento de concretização", em que o município vai avançar com várias obras que têm estado a ser preparadas ao longo dos últimos anos e que não puderam avançar devido aos compromissos financeiros no âmbito do PAEL a que a autarquia estava sujeita.

"Depois de todas as dificuldades e restrições com que nos defrontámos nos últimos anos no Município, mas que se fizeram sentir em todo o país, e as quais conseguimos superar em consequência da determinação e resiliência dos scalabitanos, é hoje com imensa satisfação que apresentamos um orçamento de concretização", disse Ricardo Gonçalves, recordando que "este é o primeiro orçamento após a saída do PAEL".

Em 2020, a autarquia vai trabalhar em 6 eixos distintos. O primeiro será o tentar aproveitar ao máximo os apoios comunitários, com a concretização de obras como a melhoria da eficiência energética em termos de iluminação pública, a continuação das obras nas encostas de Santarém, a requalificação do Mercado Municipal, da Igreja de S. João de Alporão, d a Av. António dos Santos, do Largo d e Alcáçovas e Av. 5 de Outubro, e a construção do pavilhão desportivo da E.B. 2,3 de Alcanede, entre muitas outras obras.

O segundo eixo será o reforço das freguesias e das associações, com um aumento de 3% dos duodécimos para as juntas, no valor total de 1,2 milhões de euros. As entidades culturais vão receber 372 mil euros, com destaque para o programa de apoio ao associativismo cultural com 150 mil euros.

Já os clubes desportivos irão receber 543 mil euros, com destaque para o associativismo desportivo, com 350 mil euros.

Serão ainda distribuídos 500 mil euros pelas 18 freguesias, para realização de obra nova, sendo o valor total previsto para as freguesias de 5,7 milhões de euros, um aumento de 21 % (quase um milhão de euros) face ao orçamento de 2019.

A consolidação de Santarém como um concelho inclusivo e com uma educação de excelência é o terceiro eixo. Além dos apoios ao nível dos transportes e refeições, o documento destaca obras como a reabilitação da EB1 / JI d e Amiais de Baixo, Alcanhões, Leões, Póvoa da Isenta, Vale de Santarém e Almoster, bem como a construção dos pavilhões de Pernes e Alcanede.

O quarto eixo será a afirmação de Santarém como destino de turismo, cultura e lazer, com o projeto "Visite Santarém", a beneficiação de património cultural, a realização de diversos eventos culturais/lazer [Santarém Cultura, Carnaval, Natal, Passagem de Ano, ln Str e outros eventos culturais, desportivos e de lazer), a criação e reabilitação de vários espaços de jogo e recreio, incluindo obras no Campo Chã das Padeiras, a substituição do sintético mais antigo da Escola Agrária e a construção, na mesma zona, de um novo relvado natural no antigo campo de rugby.

A consolidação financeira é o quinto eixo, prevendo-se que, apesar do investimento, a dívida diminua cerca de 2 milhões de euros. Esta diminuição só não será maior, dado o avultado investimento a realizar no projeto de eficiência energética [2.694.608€), que conta com uma comparticipação reembolsável de 95%, ou seja, 2.639.430€.

Ricardo Gonçalves destacou ainda a descida nos impostos municipais, que será apresentada em breve, e o facto deste ser o sétimo orçamento consecutivo em que a dívida do município desce, havendo ainda uma diminuição do prazo médio de pagamento a fornecedores que, EPC à parte, é de uma semana.

Por parte da oposição, Rui Barreiro afirmou que o PS fez uma leitura do documento que "não é completamente negativa", considerando "globalmente positivos alguns dos investimentos", mas apontando o dedo ao decréscimo da população e ao défice de áreas desportivas e equipamentos desportivos no concelho.



PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

anuncio2020

PUB

cmcartaxo natal

PUB

PUB

politeama rainhadaneve

Quem está Online?

Temos 673 visitantes e 0 membros em linha