PUB

chamusca variacoes

PUB

cms generico

A Câmara Municipal de Almeirim aprovou esta segunda-feira, 21 de outubro, o seu orçamento para 2020, que aumenta 1,3 milhões de euros em relação ao presente ano, um aumento justificado pelo executivo PS com a realização de obras importantes para o desenvolvimento do concelho.

Slide thumbnail

Com um valor total de 17,8 milhões de euros, o orçamento integra investimentos com arranque previsto para este ano, mas que se arrastaram no tempo. Exemplo disso são as obras do antigo edifício do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), as de maior volume, cujo concurso ficou deserto, obrigando a uma prorrogação do prazo para apresentação de propostas.

Tal como esta obra, a intervenção no mercado municipal conta com apoio de fundos comunitários, estando sujeitas a concursos que são sempre morosos, explicou o presidente da autarquia, Pedro Ribeiro, em declarações à agência Lusa, acrescentando que o orçamento contempla igualmente a continuação da construção da circular urbana (na vertente relacionada com a mobilidade e a criação de ciclovias).

A dívida do município – reduzida em 40% no anterior mandato – cresce ligeiramente para pouco mais de seis milhões de euros, revelou Pedro Ribeiro, frisando o facto de o município “pagar a três dias”.

A única vereadora da oposição, Sónia Colaço (CDU), disse à Lusa que se absteve na votação porque o documento integra investimentos com os quais concorda, mas que deixam dúvidas quanto à sua concretização, dando como exemplos estarem apenas inscritos 1.000 euros em 2020 para a requalificação/construção de abrigos de passageiros, deixando o grosso do investimento (400.000 euros) para 2021, o mesmo acontecendo com o arranjo de estradas degradadas.

Quanto aos impostos municipais, não sofrerão qualquer alteração em 2020, mantendo-se o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nos 0,4% e a Derrama nos 1,5% para empresas com um volume de negócios superior a 150.000 euros e nos 1% nas que ficam abaixo desse valor.
Por lei, o IMI para prédios urbanos varia entre os 0,3% e os 0,45%.



PUB

PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

Quem está Online?

Temos 490 visitantes e 0 membros em linha