PUB

chamusca covid continua

PUB

banner cms juntos

 Filipe Brígida

filipe brigidaDurante este fim-de-semana são oficializados pela Direção Geral de Ensino Superior os resultados das candidaturas ao ensino superior. Altura de fazer escolhas, milhares de jovens de todo o país começam a partir da próxima segunda-feira uma nova fase das suas formações académicas.

Santarém não foge à regra e também aqui o movimento migratório de estudantes acabados de entrar no ensino superior tem impactos sociais, demográficos e económicos.

Aos milhares que aqui se dirigem para estudar, importa dar-lhes todas as condições para que a sua passagem pelo nosso concelho os marque. Culturalmente, cidades mais pequenas que aproveitem o fulgor de juventude e irreverência de uma instituição de ensino superior, são por norma mais despertas para a dinâmica social que os envolve e saber aproveita-la é sem dúvida uma trave mestra de desenvolvimento económico da região.

O Instituto Politécnico de Santarém, a Câmara Municipal de Santarém e as entidades locais têm aqui um papel primordial na dinamização da comunidade académica e na real capitalização deste potencial demográfico para o concelho. Disso depende a revitalização das nossas gentes.

A iniciativa Verão in Santarém, levada a cabo pela autarquia em colaboração com os agentes culturais do concelho, que dinamiza a cidade durante os meses de Verão, explana na perfeição como a conjugação de esforços entre associações culturais e recreativas, estabelecimentos e entidades públicas podem estimular e levar as pessoas à rua. É portanto, o exemplo perfeito de como este tipo de trabalho conjunto pode ser reproduzido com diferentes âmbitos de atuação e com resultados à vista. A dinamização da comunidade académica escalabitana deve ser um deles.

Estou certo que mais do que em atividades pontuais, como a Semana Académica de Santarém, para que efetivamente se possa capitalizar este potencial para a cidade, o movimento associativo estudantil do Instituto Politécnico de Santarém deve estar unido na persecução de objetivos comuns, seja na melhoria de infraestruturas para os estudantes da cidade, na dinamização recreativa ou na ligação destes jovens ao concelho. A par disto, é preciso que as entidades públicas funcionem como parceiro e agente facilitador e os estabelecimentos e empresários estejam aptos a arriscar.

Aproveite-se o enorme potencial de trabalho das Associações Académicas e de Estudantes da cidade, implante-se um modelo idêntico ao da iniciativa Verão in Santarém melhor adequado a jovens, a estudantes, aos seus interesses e necessidades e a dinâmica social será certamente outra.

Já resultou uma vez, resultará sempre que se unirem esforços e vontades. A cidade agradece!

Filipe Brígida



banner fiqueemcasa

 

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

PUB

PUB

Scalhidraulica

PUB

PUB

promo almeirim1

Quem está Online?

Temos 954 visitantes e 0 membros em linha