PUB

chamusca variacoes

PUB

carnaval santarem

Rui Barreiro

Quais as razões para as escolas não estarem a funcionar a sério em Outubro?

Será por causa do calor excessivo do Verão em Portugal? Certamente que não!

Será aceitável esta situação que pais, professores e alunos estão a passar?

Infelizmente, estamos a recuar no tempo e nos padrões de qualidade que tínhamos em muitas áreas. A desorganização da administração pública, em muitas áreas, propositada por razões que se desconhecem mas que se podem imaginar, ou desastrada por incompetência, leva a que o serviço que o Estado deveria prestar aos cidadãos se tenha vindo a degradar muito rapidamente nos últimos anos.

Uma democracia precisa de uma excelente administração pública, motivada, eficiente e que seja criadora de riqueza, ajudando os cidadãos a terem uma vida mais fácil. Todos nós somos cidadãos e consumidores; façamos um exercício e, considerando a última semana, avaliemos o serviço que público que temos usufruído. Satisfeito?

Está na moda falar de finanças e de deficit, de dívida e de economia mas, infelizmente, saiu de cena a qualidade. Já está na altura dos cidadãos fazerem chegar a mensagem que os governos governam para o universo de cidadãos, consumidores e contribuintes e não o contrário, isto é, os cidadãos não existem para servir governos, aceitar mau serviço público, receber menos salário e pagar, cada vez mais, impostos directos e indirectos sem as respectivas contrapartidas.

Falar apenas de património e rendimento e esquecer a importância decisiva do bom funcionamento das instituições para a nossa qualidade de vida é um erro que os eurocratas nos fazem aceitar mas eu não estou para isso. Como diz Viriato Soromenho-Marques: “Hoje, na Europa as raízes da angústia coletiva cada vez mais alastrada reside mais na entropia das instituições, no desvario das políticas, na ausência de um rumo estratégico de longo prazo, do que apenas na diminuição dos rendimentos em virtude das políticas recessivas a que a austeridade imposta pelo diretório tem conduzido.”

Rui Pedro de Sousa Barreiro



PUB

PUB

PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

barquinha savel lampreia 2020

PUB

Quem está Online?

Temos 609 visitantes e 0 membros em linha