Qua, 23 Abril 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Voluntários reabilitaram troço fluvial de ribeira na Abrã

santaremRTTabra

A Ribeira do Canal, um afluente do rio Centeio na freguesia de Abrã, foi alvo de uma intervenção de requalificação no âmbito do projeto “Reabilitar Troço a Troço” (RTT), que a Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade (EMAS) tem vindo a dinamizar por todo o concelho de Santarém.

A ação, que se realizou este sábado, 9 de março, reuniu cerca de 40 voluntários, maioritariamente da aldeia do Canal, que limparam e reabilitaram todo o espaço sob a orientação das técnicas da Câmara de Santarém.

Tal como nas intervenções anteriores noutros cursos de água do concelho, foram utilizadas técnicas de engenharia natural, que usam como elementos construtivos materiais vivos, nomeadamente, estacaria de salgueiro, faxinas, bio-rolo com plantas aquáticas e manta orgânica com sementes.

Nas margens da linha de água, foram plantados amieiros, salgueiros, alfarrobeiras, catapereiros, alecrins, castanheiros, loureiros e nogueiras, para proteção do solo e controlo de erosão.

Além dos populares e dos elementos da EMAS, a ação contou com a participação ativa da vice-presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, e do presidente de Junta de Freguesia da Abrã, Rui Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB