Ter, 8 Julho 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Verdes alertam para descarga poluente na Vala de Alpiarça

O coletivo regional do Partido Ecologista “Os Verdes” de Santarém apresentou uma queixa na GNR em relação a uma descarga poluente ocorrida nas águas da Vala Real de Alpiarça, e que alegadamente terá origem numa fábrica de papel em Ulme, no concelho da Chamusca.

Os ecologistas foram alertados pela Câmara Municipal de Alpiarça na quarta-feira, 11 de dezembro, para a existência de um foco de poluição na zona do Carril, ainda neste concelho.

Para tentar apurar a sua origem, alguns elementos dos Verdes seguiram as águas negras ao longo do curso de água, tendo concluído que o ponto de contaminação se situa junto à fábrica de papel Fapulme.

"Esta situação de poluição é particularmente visível e detetável, com cheiro muito intenso, debaixo da Ponte dos Capelos, na ribeira de Ulme, concelho da Chamusca", segundo um comunicado de imprensa dos Verdes, que solicitaram ao Comando Territorial de Santarém da GNR "o envio urgente de uma brigada para averiguar a situação exposta".

No mesmo documento, o partido ecologista exige "que sejam tomadas as respetivas medidas de forma a por fim a este crime ambiental, que terá repercussões negativas no ecossistema da Vala Real de Alpiarça bem como na zona envolvente".

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB